Conforme nota de Osvaldo Oliveira, em sua página em rede social na internet, a Prefeitura de Macaúbas, “levará água cristalina da nascente da Cachoeira”, para a comunidade de Curral Velho e localidades vizinhas, região que fica ao Sul do município, próximo a comunidade de Canto.
A nota diz que há um acerto feito com o Poder Público e as comunidades envolvidas, visto que a fonte de água fica numa comunidade e será levada para outra, através de um sistema simplificado de captação, bombeamento e distribuição. Num vído publicado por Osvaldo Oliveira, o Prefeito José João Pereira, diz que “essa era uma antiga reivindicação da comunidade”, visto que Curral Velho, era atendida por poço tubular, com capacidade de 1.800 litros/hora, e que não estava atendendo mais a demanda, além dos problemas de manutenção dos equipamentos. Zezinho diz que o problema agora será resolvido e a comunidade terá água abundante e de qualidade.
A Preservação:
Em comentário a nota o internauta Edivaldo Lima Novais, observa pela preservação da nascente, como forma de conservar o manancial e sua vasão. Este é um dos grandes problemas de Macaúbas, criar e manter uma Política Pública de preservação das nascentes naturais. Há registro de “falência” de dezenas destas nascentes, muitas delas que cortavam a sede municipal, como a do Coité, Biquinha, Buqueirão e Beleléu e aparentemente não se ver um programa ou ação do governo para evitar novas “falências”, a exemplo dos Tingues, que está saturada.
Já o ex-vereador Antenor Silvino, Nin de Antenor, Diretor de Recursos Hídricos, acompanhado do líder comunitário, Isidório Longa e do assessor da Prefeitura Anibal Cajado, diz que este será o 23º Sistema de Água implantado na atual gestão, o que dá uma média de quase um sistema por mês. Diz ainda, que a fonte da Cachoeira, é um manancial permanente e deverá atender a necessidade da comunidade por um longo período.