Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: segundo nota Prefeitura instalará o seu 23º sistema de água no governo de Zezinho.

Curral Velho terá água de melhor qualidade. (Foto O. Oliveira)
Curral Velho terá água de melhor qualidade. (Foto O. Oliveira)

Conforme nota de Osvaldo Oliveira, em sua página em rede social na internet, a Prefeitura de Macaúbas, “levará água cristalina da nascente da Cachoeira”, para a comunidade de Curral Velho e localidades vizinhas, região que fica ao Sul do município, próximo a comunidade de Canto.
A nota diz que há um acerto feito com o Poder Público e as comunidades envolvidas, visto que a fonte de água fica numa comunidade e será levada para outra, através de um sistema simplificado de captação, bombeamento e distribuição. Num vído publicado por Osvaldo Oliveira, o Prefeito José João Pereira, diz que “essa era uma antiga reivindicação da comunidade”, visto que Curral Velho, era atendida por poço tubular, com capacidade de 1.800 litros/hora, e que não estava atendendo mais a demanda, além dos problemas de manutenção dos equipamentos. Zezinho diz que o problema agora será resolvido e a comunidade terá água abundante e de qualidade.

A Preservação:

Em comentário a nota o internauta Edivaldo Lima Novais, observa pela preservação da nascente, como forma de conservar o manancial e sua vasão. Este é um dos grandes problemas de Macaúbas, criar e manter uma Política Pública de preservação das nascentes naturais. Há registro de “falência” de dezenas destas nascentes, muitas delas que cortavam a sede municipal, como a do Coité, Biquinha, Buqueirão e Beleléu e aparentemente não se ver um programa ou ação do governo para evitar novas “falências”, a exemplo dos Tingues, que está saturada.

Isidório, Anibal e Nin de Antenor, fazer visita ao local. (Foto O. Oliveira)
Isidório, Anibal e Nin de Antenor, fazer visita ao local. (Foto O. Oliveira)

Já o ex-vereador Antenor Silvino, Nin de Antenor, Diretor de Recursos Hídricos, acompanhado do líder comunitário, Isidório Longa e do assessor da Prefeitura Anibal Cajado, diz que este será o 23º Sistema de Água implantado na atual gestão, o que dá uma média de quase um sistema por mês. Diz ainda, que a fonte da Cachoeira, é um manancial permanente e deverá atender a necessidade da comunidade por um longo período.


error: Conteúdo Protegido !!