Posts que estão gerando indignação em rede social, os quias também foram publicados na página do Facebook do SAAE de Macaúbas, não tiveram respostas da autarquia que é responsável pela captação, tratamento e distribuição das água que abastecem o município; além de fazer a cobrança de taxas, para muitos consideradas injustas e desproporcionais.
O blog entrou em contato com o SAAE por e-mail e por mensagem pelo Facebook e não obteve respostas aos questionamentos da qualidade e da veracidade dos fatos e fotos apresentados em rede social na internet.
Aparentemente o SAAE se fecha num “casulo” ignorando os apelos dos usuários, se esquecendo que é um órgão público e deve explicações, se posicionando, diante a questionamentos dos cidadãos… Não é à tora que a Autarquia é “autônoma”!…
Veja um dos textos e fotos, que também foram compartilhados na “linha do tempo” do SAAE, o fato gerou indignação do vereador Anderson Gumes que enviou à Autarquia ofício solicitando providências. A Vigilância Sanitária de Macaúbas também se calou…
“…SAAE de Macaúbas. Essa é a água “TRATADA “que está chegando na minha residencia.Gostaria de saber porque parece que só na minha casa chega essa água que não tem característica de água tratada.Já tô cansada de reclamar e nada é feito por isso resolvi publicar para ver se as devidas providências sejam tomadas. Cadê a Vigilância Sanitária que não corrige essa situação”…
O texto é de uma moradora da comunidade de Santa Terezinha (Cristais).
Já na comunidade de Contendas, cortada pela BA 156, há anos usuários do Sistema de Abastecimento que é administrado pelo SAAE, também faz queixas e segundo o ativista Júnior Castro, há uma ação no Ministério Público que “não anda”. Segundo Castro, a água está contaminada por uma bactéria Escherichia Coli (E.Coli), podendo causar febre e outros males.
Veja a seguir texto publicado em rede social, também compartilhado na linha do tempo do SAAE que permanece “insensível” aos apelos dos internautas e consumidores.
…População de Contendas sofre indignada e sentem sua saúde ameaçada por consumir água contaminada por Escherichia coli (E.Coli) comprovado através de laudo da análise feita pela 19ª Dires de Brumado a pedido da Vigilância sanitária, e mesmo a população que vem a anos lutando por uma água de qualidade, pela melhoria no sistema, inclusive fazendo manifestações pelas ruas da cidade, o que obtiveram? a aprovação de um projeto que vem a aumentar em até 70% sobre o salário de secretário ao salário de cargos da diretoria do SAAE isso apenas de gratificação, e o pior é que a maioria da bancada legislativa apoiou, votou e aprovou esse absurdo. Hoje o PSF de Contendas tem comprovado que boa parte dos pacientes que lá procuram atendimento é por conta de problemas relacionados com a contaminação da água, ou seja o povo ta pagando caro para danificar sua própria saúde e é obrigado a consumir pois é um bem vital. espero que as autoridades que já tem o conhecimento dessa situação tal como secretaria de saúde, de recursos hídricos, vigilância sanitária, MINISTÉRIO PÚBLICO tomem as iniciativas em favor dessa gente desprotegida…
(Fonte: Facebook de Junior Castro, em 01/02/2015)
O Blog mantém espaço aberto para interessados se manifestarem sobre o assunto.