“Mensagem: Caculé comemora 4 anos de coleta seletiva
Caculé comemora 4 anos de Coleta SeletivaVamos juntos comemorar! Você faz parte desse projeto de sucesso!Em outubro, a Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis em Caculé completa 4 anos. E para comemorarmos essa importante conquista do município pelo meio ambiente e pela vida, toda a população está convidada a participar desta festa de aniversário, junto com os nossos agentes da natureza: a Cooperativa Catando a Vida.
Cooperativa Catando a Vida: nossos agentes da natureza. A programação será realizada no dia 21 de outubro, a partir das 15 horas, com uma passeata pelas ruas centrais da cidade, saindo da Praça Miguel Fernandes, em seguida, haverá uma concentração ecológica na Praça Getúlio Vargas, antigo Posto União, onde acontecerá a demonstração do processo de transformação das garrafas pet na Vassoura Ambiental, distribuição gratuita de mudas, música ao vivo, além da troca de garrafas pet pelos produtos da Cooperativa Catando a Vida.Todos já podem começar a juntar garrafas pet na sua casa e local de trabalho, pois 20 garrafas pet vão valer uma vassoura ambiental e 10 garrafas, um sabão ecológico ou uma sacola retornável.Coleta Seletiva: 4 anos cuidando da vida e da natureza! Parabéns Caculé! Apoio: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Governo Municipal, Câmara de Vereadores e Lig-Lixo”.Atenciosamente,ASCOM – Assessoria de Comunicação do Governo de Caculé” (Fonte do texto e da foto: blog do Glauber)
O QUE NOS FAZ SER DIFERENTES: AS AÇÕES OU O MODO DE AGIR?
Caculé:
População: 22.236 (IBGE 2010)
92 anos de emancipação política administrativa
Economia: comércio, pequena industria, agropecuária…. (Podemos acrescentar rendas dos aposentados – INSS – e programas sociais do Governo?)
Macaúbas:
População: 48.633 (IBGE 2010)
179 anos de emancipação política administrativa
Economia: Comércio, pequena indústria, agropecuária…. (Podemos acrescentar rendas dos aposentados – INSS – e programas sociais do Governo?)
Macaúbas: Cestos coletores de lixo, em frente a Secretaria da Educação de Macaúbas… A intenção aqui é meramente EDUCATIVA, pois na realidade todo estes materiais: orgânico, metal e plastico SERÃO MISTURADOS quando o carro coletor de lixo passar… Na prática não tem efeito nenhum, apenas simbólico, ou melhor, faz de conta!
Ibipitanga: “Lorota” – igual encontra-se na cidade de Ibipitanga: Metal, Vidro, Papel e Orgânico – apagados mas parece ser… Não importa, também não atende a REALIDADE de uma COLETA SELETIVA eficiente, o carro de lixo passa e mistura TUDO… E assim vivemos numa SOCIEDADE de faz de conta… Ou seria, FAÇA O QUE EU MANDO, mas não faça o que eu FAÇO!… Pior, ninguém MANDA!… (Estes ficam em frente a Prefeitura local).
Macaúbas: Coletor de lixo, fica na rua para acumular lixo, há alguns destes espalhados pela cidade, entendo que sua utilização seria para receber o lixo das “carriolas” dos garis que varrem a rua (lixo seco), mas a população aproveita e deposita ali lixo domestico (lixo molhado), causando mau cheiro, é PRATO cheio para animais… Todos os animais! Não é um sistema de coleta seletiva – NEM O DE “FAZ DE CONTA”, sendo assim, NINGUÉM FAZ CONTA…
Ibipitanga: Aqui uma caixa coletora para acondicionar entulhos, restos de material de construção – aparentemente não é usada para receber lixo dos garis nem doméstico… Bis… Esta situação já foi alvo de postagem anterior em nosso blog…
Macaúbas: Lixão – aqui vidros separados – lá no lixo há catadores, ou como se refere a reportagem publicada no Blog do Glauber, OS AGENTES DA NATUREZA… Macaúbas tem sérios problemas éticos, morais e sociais quando se refere a MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE… Somos imensamente contraditórios, coniventes, NÃO NOS APEGAMOS AOS DETALHES, temos pensamentos GIGANTESCOS, “tarados” por megas OBRAS… E esquecemos dos germes, bactérias… Do lixo!… Pessoas existem porque GERMES existem… Como retrata o blog de Maurício Chaves: VERMES E ESPINHOS…
Somos germes e espinhos…
Estamos com sérias deficiências para:
Nascer – Saber Viver e Morrer
Saúde – Meio Ambiente e Cemitério.