Blog do Alécio Brandão

(On…) PASSEATA DO CEUSMA TEM REPECURSSÃO EM TODA BAHIA…

A caminhada dos estudantes do CEUSMA, pelas ruas de Macaúbas, sábado, 07 – teve repecurssão em dezenas de sites e blogs da Bahia, veja matéria postada num site de Vitoria da Conqusita: www.vitoriadaconquista.com.br

“Macaúbas: universitários vão às ruas pedir melhorias para residência estudantil”

Por VC

Por Thaís Pimenta*

Apitos e sirenes acordaram o município de Macaúbas na manhã deste sábado (7). Residentes e ex-residentes do Centro Universitário e Secundarista de Macaúbas (Ceusma) foram às ruas em protesto à situação precária da instituição e o descaso do setor público. A passeata iniciou-se na Av. Flores da Cunha, passando pelos pontos principais da cidade, entre eles, Prefeitura Municipal e Praça Imaculada Conceição, até a residência do atual prefeito, Amélio Costa Júnior (PSB).

                                                           Foto: Thaís Pimenta
Com sede em Salvador, o Ceusma é uma instituição fundada em 1972, que atualmente abriga mais de 50 estudantes da cidade de Macaúbas. Segundo moradores, a residência enfrenta sérios problemas de infraestrutura, infiltrações, sanitários sempre inoperantes, esgoto a céu aberto. Além disso, reclamam da biblioteca instalada em um espaço pequeno e praticamente inabitável e da mobília comprometida.

                                   Trecho do convite-cartaz da passeata Ceusma

Em novembro do ano passado, a diretoria do Ceusma reuniu-se com o prefeito Amélio Costa a fim de procurar soluções para o problema. A prefeitura municipal iniciou, a partir de então, uma reforma no teto da residência, este que estava por desabar. “Reformas são maquiagens. Essa reforma frente à situação atual não vem nos dar garantia de nada. Nossa preocupação maior é com os futuros residentes que vão necessitar do Ceusma, não queremos que passem pelas mesmas dificuldades que passamos”, afirma Raiana Pires, 22 anos, moradora.

                                Foto: Thaís Pimenta

“Casa nova já”, pediam as faixas. Segundo o atual presidente do Ceusma, Eron de Souza, a prefeitura disponibiliza de um terreno em Salvador, onde já deveria ter sido construída uma nova residência. A respeito disso, Amélio Costa respondeu: “Para construir uma nova casa, precisamos primeiro vender a atual, e para isso precisa ter a documentação em dia. Além disso, é necessária ainda uma audiência pública, e a população de Macaúbas vai opinar e decidir o que fazer com o terreno”. Segundo o prefeito, a questão da documentação é um problema antigo, que vem desde a administração passada. “Quando a residência foi comprada, não passaram a documentação para o nome da prefeitura. Há apenas um recibo de compra e venda. Assim, a dívida do IPTU ficou toda no nome da antiga proprietária”, afirma.
“Para a manutenção da residência, é cobrada uma taxa de 85 reais de cada morador, mas o valor não é suficiente. É preciso promover, pelo menos, duas festas ao ano para ajudar nos gastos da casa”, explica o presidente do Ceusma. Atualmente a prefeitura contribui apenas com 3 mil reais, e com o pagamento do salário da cozinheira.
*Thaís Pimenta é estudante do 5° semestre de Comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”

Fonte: www.vitoriadaconquista.com.br 


 Comentário

  1. Aparecida Rêgo
    8 de jan de 2012

    “Os gestores públicos não se preocupam com a situação de nenhum estudante residente no CEUSMA, daí não se preocupar com a moradia e coisa e tal. Se houvesse uma mínima consideração com esses jovens cidadãos, que são eleitores, a residência não chegaria a essa situação. Tanta verba pública mal aplicada, em obras de fachada, reformas de casas particulares, aluguéis para funcionários, etc…por que não destinar um valor para manutenção do imóvel? Sr Prefeito, creio que o Sr. pretende continuar sua carreira política, mas agindo dessa forma, quem lhe dará votos?”

error: Conteúdo Protegido !!