Blog do Alécio Brandão

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DA BACIA DO VALE DO PARAMIRIM…

Presenças na Reunião da Bacia do Vale…

“A Conferência de ATER da Bacia do Paramirim aconteceu dia 15 de fevereiro de 2012 no Sindicato dos Trabalhadores de Paramirim. O tema era “ATER para Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. Mais de 80 pessoas estiveram presentes ao longo do dia  e  tivemos a participação de entidades como a EBDA ( Macaúbas e Paramirim), ADAB – técnicos de Macaúbas e Guanambi, STRs de ( Macaúbas, Paramirim, Boquira, Tanque Novo, Caturama, Botuporã, Ibipitanga e Erico Cardoso), Escolas Família Agrícola de  ( Botuporã, Macaúbas, Boquira),  representantes da FETAG, Lindolfo Antonio Silva Santo da CAR, representantes de Associações Comunitárias Rurais, das  Prefeituras e Câmara de Vereadores de praticamente todos os municípios do território.
Tomando com o documento base com 05 eixos temáticos iniciais:
 01- ATER  PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 
02- ATER PARA A DIVERSIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR E A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, 
03- ATER E POLÍTICAS PÚBLICAS, 
04- GESTÃO FINANCIAMENTO DEMANDA E OFERTA DE SERVIÇO DE ATER, 
05- ATER – METODOLOGIA E ABORDAGEM DE EXTENSÃO RURAL. 


                                                Reforma agrária e agricultura familiar…


Os  cinco grupos debateram e fizeram mais de 35  propostas de ampliação e  alterações no documento base. Depois de apresentadas e aprovadas às  proposições pela plenária. A pauta seguiu e  foi feita a eleição dos 06 delegados que irão representar o Território Bacia do Paramirim   na Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural a ser realizada nos dias 14,15 e 16  de março em Salvador – Bahia.

As  representantes da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Talita Santana, Michele Weber e  Sarah Brito Santos de Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Destacaram que as conferências estão realmente conseguindo atingir os objetivos e o controle social foi respeitado até na escolha dos delegados em que a maioria é de mulheres, são as presidentes de associações de agricultores familiares e agrônomas, sindicalistas protagonizando as decisões de ATER na região da Bacia do Paramirim.



Foi apontada também a importância política da Conferencia de Assistência Técnica para agricultura familiar  como  o mecanismo que faltavam entre as políticas públicas rurais que já existem e as que estão surgindo, garantindo sua execução e condução fator gerador de renda e cidadania.

 As Conferências Territoriais estão sendo realizadas em todos nos 27 territórios de identidade da Bahia concluíndo-se na Conferência Estadual e culminando na Conferencia Nacional de ATER a acontecer em Brasília.

A  metodologia segundo  o coordenador territorial Jakson Souza é foi à peça chave para o sucesso da conferência em que todos propõem  e colocam suas idéia em debate, isso incentiva a interação até mesmo dos mais tímidos. Agradeço a todos que vieram e fizeram este evento acontecer.

As proposições contemplam  questões como a continuidade e permanência da assistência técnica,  os princípios agroecológicos, inserção de novas tecnologias, conscientização de agricultores, fomento ao crédito orientado,  e as demandas de grupos específicos.

Outra questão abordada com força foi à garantia dos recursos públicos e a contratação de empresas para a Assistência Técnica através de chamadas publicas do Governo da Bahia que devem acontecer nos próximos 02 meses. Serão contratrados pelos menos 30 profissionais entre técnicos e agrônomos, para atender já em 2012 os noves municípios do Território.”

(Texto enviado por Jackson Souza, Coordenador do Território da Bacia do Vale do Paramirim)

error: Conteúdo Protegido !!