Presenças na Reunião da Bacia do Vale…
“A Conferência de ATER da Bacia do Paramirim aconteceu dia 15 de fevereiro de 2012 no Sindicato dos Trabalhadores de Paramirim. O tema era “ATER para Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. Mais de 80 pessoas estiveram presentes ao longo do dia e tivemos a participação de entidades como a EBDA ( Macaúbas e Paramirim), ADAB – técnicos de Macaúbas e Guanambi, STRs de ( Macaúbas, Paramirim, Boquira, Tanque Novo, Caturama, Botuporã, Ibipitanga e Erico Cardoso), Escolas Família Agrícola de ( Botuporã, Macaúbas, Boquira), representantes da FETAG, Lindolfo Antonio Silva Santo da CAR, representantes de Associações Comunitárias Rurais, das Prefeituras e Câmara de Vereadores de praticamente todos os municípios do território.
Tomando com o documento base com 05 eixos temáticos iniciais:
01- ATER PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
02- ATER PARA A DIVERSIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR E A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS,
03- ATER E POLÍTICAS PÚBLICAS,
04- GESTÃO FINANCIAMENTO DEMANDA E OFERTA DE SERVIÇO DE ATER,
05- ATER – METODOLOGIA E ABORDAGEM DE EXTENSÃO RURAL.
Reforma agrária e agricultura familiar…
Os cinco grupos debateram e fizeram mais de 35 propostas de ampliação e alterações no documento base. Depois de apresentadas e aprovadas às proposições pela plenária. A pauta seguiu e foi feita a eleição dos 06 delegados que irão representar o Território Bacia do Paramirim na Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural a ser realizada nos dias 14,15 e 16 de março em Salvador – Bahia.
As representantes da SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Talita Santana, Michele Weber e Sarah Brito Santos de Secretaria Especial de Políticas para Mulheres. Destacaram que as conferências estão realmente conseguindo atingir os objetivos e o controle social foi respeitado até na escolha dos delegados em que a maioria é de mulheres, são as presidentes de associações de agricultores familiares e agrônomas, sindicalistas protagonizando as decisões de ATER na região da Bacia do Paramirim.
Foi apontada também a importância política da Conferencia de Assistência Técnica para agricultura familiar como o mecanismo que faltavam entre as políticas públicas rurais que já existem e as que estão surgindo, garantindo sua execução e condução fator gerador de renda e cidadania.
A metodologia segundo o coordenador territorial Jakson Souza é foi à peça chave para o sucesso da conferência em que todos propõem e colocam suas idéia em debate, isso incentiva a interação até mesmo dos mais tímidos. Agradeço a todos que vieram e fizeram este evento acontecer.
As proposições contemplam questões como a continuidade e permanência da assistência técnica, os princípios agroecológicos, inserção de novas tecnologias, conscientização de agricultores, fomento ao crédito orientado, e as demandas de grupos específicos.
Outra questão abordada com força foi à garantia dos recursos públicos e a contratação de empresas para a Assistência Técnica através de chamadas publicas do Governo da Bahia que devem acontecer nos próximos 02 meses. Serão contratrados pelos menos 30 profissionais entre técnicos e agrônomos, para atender já em 2012 os noves municípios do Território.”
(Texto enviado por Jackson Souza, Coordenador do Território da Bacia do Vale do Paramirim)