Blog do Alécio Brandão

Movimentada sessão da Câmara de Macaúbas marca noite de segunda feira.

Marcos quer territórios perdidos de volta...
Marcos quer territórios perdidos de volta… No “Pente do Legislativo”… Que não seja tarde!…

Agitada reunião nesta noite de segunda feira, 25, na Câmara Municipal de Macaúbas, entre os temas tratados foram: processo eleitoral e uso indevido da máquina pública, crise na administração pública municipal e rejeição das contas da saúde pelo Conselho Municipal de Saúde. Este último tema foi apenas “comentado” pelo presidente da Casa, Marcos Pinto, mas não foi debatido ou “mais lembrado”. No entanto, segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Valmir, as contas no primeiro semestre da Saúde, foram aprovadas com “ressalvas” e do segundo “reprovadas”, isso pertinentes ao ano de 2013. Diz ainda que “contavam falhas em programas, nos PSFs, etc”. Mas não foram discutidas pelos vereadores.

Na ala Sul: Ié, Cau, Oseias e Anderson.
Na ala Sul: Ié, Cau, Oseias e Anderson.
Ao Norte: Zequinha, Ricardo, Marcelo e Vá... E a procura de um "norte" na Tribuna Dr. Wilton...
Ao Norte: Zequinha, Ricardo, Marcelo e Vá… E a procura de um “norte” na Tribuna Dr. Wilton…
E no Oriente... No Leste Nascente... O público, a plateia a procura de respostas à sociedade!... A esperança é a "ultima a nascer"...
E no Oriente… No Leste Nascente… O público, a plateia a procura de respostas à sociedade!… A esperança é a “ultima a nascer”…

As presenças na Reunião:

Além dos vereadores, a reunião contou com a presença do Secretário de Saúde, Abílio Marcone, dos médicos: Dr. Wilton Adriany, Dr. Antonio, Dr. Bruno, Dra. Giseli, do Advogado Dr. Pimenta, funcionários da Clinica IRM, do Presidente do Conselho M. de Saúde, Valmir entre outros.

Os discursos no Primeiro Expediente:

Antecedido pela “exaustiva” leitura de atas, correspondências, etc… Deu-se início ao Primeiro Expediente com a concessão da palavra aos vereadores, tendo eles em sua maioria, principalmente os que representam a oposição a nível estadual, com queixas de uso da maquina pública do Estado e de seu Programas para fins “eleitorais”, a exemplo da “caixas d’água”, do “rastreamento do câncer de mama”, do “Luz para Todos”, entre outros… Entre outras críticas ao Governo Estadual, foi citada a falta de segurança pública, greve da Polícia Civil e abandono administrativo no interior do Estado. Vereador também lembrou o que ele chamou de “descaso” e um “caos” a situação do serviço de água da região de Contendas, palavras do vereador Ié do PV.

Já o vereador Marciel Costa, fez elogios à Secretaria de Saúde pela aquisição de três veículos que deverão ajudar nos atendimentos e prestações de serviços da Secretaria, disse confiar no trabalho do novo secretário Sr. Abílio. Marcelo Nogueira, agradeceu presença de populares no comício de Paulo Souto, defendeu pedido de aumento de salário dos Agentes de Saúde e também uso da maquina pública em campanhas eleitorais e fez duas críticas ao governo estadual, quanto as estradas que cortam a região, lembrou do lado positivo do Governo Lula, que segundo ele não teve continuidade na atual administração, a nível federal e o desastre do Governo Wagner, o qual ele também ajudou a eleger. O vereador José Osseia, lembrou do descaso do município com atraso de pagamento aos garis, dizendo ser pessoas humildes e que desempenham importante trabalho no município e que é inadmissível atraso de pagamento a servidor público e em especial a esta classe. Anderson Gumes, também fez criticas a Segurança Pública, lembrou do descaso na invasão das Casas Populares, disse está indignado com deputados que não têm projetos e possam alavancar a região e disse: “não se ver deputado com proposta de criar em Macaúbas uma universidade… De resolver problema do esgoto”…

Já o vereador Cau do PT, disse ser injusto só ressaltar somente o “lado negativo” dos governos petistas e rebate: “por que não falar das boas coisas que o PT vem fazendo neste período, dificuldade todo governo tem, pior do que mandar caixa de água de dois em dois anos, é nunca mandar”… Rechaça o vereador!…

Informa o presidente da Câmara, Marcos Pinto, sua visita ao SEI, (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), solicitando revisão nos limites territoriais de Macaúbas, quanto a perda de territórios para Riacho de Santana, Botuporã e Tanque Novo – disse na Tribuna Livre de sua ida em Salvador, onde em reunião com o CEUSMA, na presença dos atuais e alguns ex residentes, tratou da reforma da Residência. Disse também que vistou o CONDER, órgão do Governo que prometeu vir a Macaúbas fazer projeto para conclusão do Sistema de Esgoto e seu tratamento. Referiu-se a invasão do terreno do CEUSMA no Tororó, informando que os supostos invasores, dizem que “compraram” o terreno – não foi informado de quem e nem quando foi feita a “suposta compra”. Marcos se ficou indignado quando em visita ao SEI e ouviu dos técnicos desta Superintendência, que Macaúbas não PRECISARIA, perder tanto território para Riacho de Santana, pois cerca de 85% das terras são desabitadas e rica em minério, água, mata e onde há um projeto de instalação de Projeto de Parque Eólico e muito próximo onde vai passar a linha de ferro da Oeste-Leste… Disse que Macaúbas vai perde um imenso patrimônio, colocando nas mão de um município (Riacho), que tem tradição em transformar árvores em carvão para alimentar as siderúrgicas mineiras….

Marcos recebe do jovem carateca agradecimentos por apoio prestado.
Marcos recebe do jovem carateca agradecimentos por apoio prestado.

Fez uso da palavra o jovem atrela de Karatê, Marcio Souza, de 15 anos, estudante da escola Manoel João Pereira, entregou ao Presidente Marcos, em ato de agradecimento um Quadro de Menção Honrosa  pelo apoio ao desporto. Marcio, que é bi campeão baiano em Katá, uma modalidade do Karatê, pediu formalmente apoio do Legislativo para sua ida a Tocantins, para participar do Campeonato Brasileiro em Katá e em novembro evento Mundial deverá acontecer na Argentina.

Dr. Wilton pleiteia atendimento gratuito aos menso favorecidos.
Dr. Wilton pleiteia atendimento gratuito aos menso favorecidos.

Também fez uso da Tribuna Livre, o médico Dr. Wilton Adriany, que falou da história da IRM em Macaúbas, pela sua opção em adotar Macaúbas como cidade para morar, criar sua família, construir sua vida pessoal e profissional. Disse que quando chegou a Macaúbas não entendia “porque os filhos de Macaúbas iam nascer em Paramirim”… Disse “não entender o porque sendo Macaúbas, um centro regional tinha que descolar pacientes para Paramirim par fazer uma ultrassom, uma ultrassonografia, mamografia ou ter uma atendimento especializado em saúde”… E vendo isso, a carência do município em saúde, resolveu instalar em Macaúbas um dos mais audaciosos projeto em saúde, especialmente em imagem e reabilitação: nascia ai o sonho da IRM – e junto a esta clina o Instituto IRM Social – Comentou ainda em está indignado quando soube que uma funcionária do município “rasgou um cartaz da IRM que anunciava a Campanha de Prevenção de Câncer do Mama” que está sendo feita pela Clinica através do SUS”… E disse que a IRM está de Portas Abetas para toda a população, pediu apoio do Legislativo para ampliar o atendimento pelo SUS, em credenciar todos os serviços da clinica, principalmente a Tomografia, que tem alto custo para os mais carentes… Dr. Wilton disse que nenhuma clinica da região faz mamografia pelo SUS, por ser o procedimento inviável economicamente, mas que faz isso há anos em Macaúbas e vem subsidiando este procedimento para não deixar a população desassistida. E disse ainda, que não há na região nenhum serviço 24h de Tomografia, encontrando o mais próximo ha 200km (Guanambi ou Vitoria da Conquista)… Disse ainda que através do Instituto IRM Social, mantém toda segunda feira, consulta médicas gratuitas, através do médico Dr. Antonio Meira Junior. Finaliza, ratificando o pedido de apoio dos vereadores em credenciar aos serviços de Tomografia da IRM no SUS para poder atender gratuitamente toda a população.

Em seguida, o Presidente da Câmara Marcos Pinto, em resposta ao pedido de Dr. Wilton, disse que irá mobilizar o Legislativo num ato oficial junto a Secretaria de Saúde do Estado para reivindicar tal pleito. Marcos também pediu apoio da Secretaria Municipal, na presença de Abílio.


error: Conteúdo Protegido !!