Assim são todos os governos “bons em propaganda” e péssimos em informações e transparência… Há anos um conjunto de 60 casas estão paralisadas no município de Macaúbas, Sudoeste da Bahia, há 700km de Salvador. A obra pertence ao Governo Federal, através do Ministério das Cidades, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo Baiano e com a Prefeitura de Macaúbas. Segundo informações a responsabilidade financeira e execursão da obra ficou a cargo do Banco Morada, que faliu ou coisa parecida.
Há pelo menos uma semana, populares, muitos deles inscritos no Programa, cansados de esperar a entrega das casas, “invadiram” a obra paralisada e reivindicam sua conclusão e posse. Segundo Dona Ana, divorciada e com três filhos, diz pagar aluguel, tem como renda trabalhos doméstico como diarista e recebe o Bolsa Família e paga aluguel e diz: “fica difícil pagar aluguel, ter despesas com as crianças, escola, comida, estou devendo na praça e as vezes não tem o que comer e tirar o dinheiro para pagar 180 Reais de aluguel numa casinha, eu preciso sair do aluguel e vim para cá”.
Os relatos dos “invasores” são todos parecidos, dezenas de famílias, centenas de pessoas, crianças, idosos e pessoas doentes estão acampadas, aguardado um retorno das autoridades.
A situação é degradante, vergonhosa e no mínimo humilhante… Mais de 1 milhão de Reais, é o orçamento do conjunto habitacional que também deveria contempla um Posto de Saúde, orçado em R$ 200 mil..
Esta é a “placa” que a sociedade não gostaria de ver… O País, bate recorde em arrecadação ano a ano, e nesta proporção a corrupção!… Brasileiras e brasileiros reféns de um sistema “tirano-capitalista” e de um “socialismo-perverso”, um governo “populista” que “agrega” valores usando os mais fracos e oprimidos socialmente com “esmolas sociais”… Infraestrutura, investimentos pesados e sérios em educação, saúde e desenvolvimento social – não fazem parte de governos que querem se perpetuarem no poder !.. Eis aqui os “dividendos” sociais de uma sociedade hipócrita!
Rosa é o nome dela… Seu perfume é o seu suor… A sua beleza é a sua força… Sua sensibilidade é a coragem…
Ainda sem sistema de esgoto, sem água, energia elétrica… Algumas casas “invadidas” já estão sendo habitadas. Esta mora uma família e o teto é uma fina lona, portas abertas!… Para um sonho!…
Num total que deveria ser investindo, aproxima-se de R$ 1,5 milhão… Dinheiro este que foi para o ralo… Para as “cuecas”, “meias”, Barramas, Suíça, Caixa 2, 3, 4 ,5…
O blog não consegui entrar em contato com o Banco Morada, Secretarias de Governo, no entanto, abre espaço para interessados se pronunciarem sobre o assunto: [email protected]
Veja outras imagens: