Infelizmente, a baiana Macaúbas não fica em Minas Gerais… Lá desde 1975 existe o “aterro Macaúbas“, que recebe os resíduos sólidos da grande Belo Horizonte, conforme nota abaixo:
“Os resíduos gerados na cidade são destinados ao aterro de Macaúbas, em Sabará (MG). Hoje, toda a área do aterro desativado, faz parte da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde funcionam programas de reciclagem, além do maior projeto mitigador de efeito estufa em Belo Horizonte.
No aterro, estão localizadas a Central de Aproveitamento Energético do Biogás, uma estação de Reciclagem de Entulho, a Unidade de Compostagem, a Unidade de Recebimento de Pneus, a Unidade de Educação Ambiental, uma célula especial para resíduos de serviços de saúde e a Unidade de Transbordo.
Ela ocupa uma área de aproximadamente 1 milhão de m2, sendo que o espaço tomado com resíduos aterrados é de 650 mil m2. No local, há aproximadamente cerca de 24 milhões m3 de resíduos aterrados. A altura do maciço de resíduos é de 65 metros.” (Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br)
Na tentativa de mudar esta realidade, deverá acontecer nesta quarta feira, 13, às 14:00h, na Câmara Municipal, AUDIÊNCIA PÚBLICA para divulgar o PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Ação esta da Prefeitura de Macaúbas através da Secretaria de Meio Ambiente, conforme nota divulgada no Facebook da Prefeitura.
Mesmo sendo um comunicado EM CIMA DA HORA, ainda dá tempo para “reajustar” sua agenda e participar deste importante evento que poderá dar início a um caminho que possa tirar Macaúbas do “lixão”.
Infelizmente parece não ser de INTERESSE PÚBLICO a participação ativa e maciça da população, é no mínimo estranho “convocar” a população desta forma, parece que querem mesmo ver a “casa vazia”, percebe-se um “certo entulho”, uma “fumaça negra” e ações no mínimo suspeitas para realizar um evento desta importância na CALADA DA TARDE!…
Para surpreender a todos a melhor resposta da sociedade é comparecer e EXIGIR o fim do lixão!. Pois em Macaúbas, AUDIÊNCIA PÚBLICA sem público já não é surpresa para ninguém!…
Participe da AUDIÊNCIA PÚBLICA, nesta quarta feira, às 14:00 ha Câmara de Vereadores.