Blog do Alécio Brandão

SÃO JOÃO DE MACAÚBAS 2012… "Inquietação"?

Parceria Pública/Privada: patrocínio das empresas que vendem para o Poder Público, aquelas que recebem milhões, como vimos nas licitações públicas?

  29 (10%)

Fazer o São João tradicional, com mais participação popular, dando prioridade as atrações locais?

  88 (31%)

Apoiar os Blocos e Cordões de São João?

  26 (9%)

Na ornamentação, evitar exageros, usar materiais recicláveis e envolver a população?

  40 (14%)

Nenhumas das alternativas, o São João deve ser “normal” como nos outros anos, com grandes atrações e a melhor decoração?

  40 (14%)

Cancelar o São João, como outros municípios e usar os recursos para salvar vidas e amenizar os efeitos da seca?

  133 (47%)


   

        Votos até o momento: 280 – Dias restantes para votar: 05

 Hoje: 04/05/12, às 21h57min.
    

O resultado parcial da enquete: SECA X SÃO JOÃO, questionamos junto ao público internauta: qual seria 

a melhor forma de fazer o São João de Macaúbas perante a seca que assola nosso município?


Antigo “redondo”, onde era também feito um São João tradicional.
O tempo não volta atrás, mas a “palavra” pode voltar! 
Veja que o resultado parcial indica uma “vontade radical” dos votantes, com 47% dos 280 votantes opinam pelo cancelamento do São João, enquanto 14% acha que tudo deve ser como nos outros anos “normal”, há ainda os nostálgicos, com 31%, sugere ao retorno do São João Tradicional, aquele do “forro pé de serra” e das fogueiras; há também os ecologistas com 14%, acham que deveriam usam na ornamentação material recicláveis, mas econômicos e biodegradáveis em substituição as toneladas de plásticos e o que seria os “alternativos”, apoiar os grupos juninos, que seriam os blocos e cordões ficam com 9%, que tiveram a menor votação. 


Imagem interioresdalma.blogspot.com.br  

No dia 23 de abril, foi decretado pelo Município, Estado de Emergência devido a seca, lembrando que há uma portaria do TCM, que orienta os gestores públicos a evitar “excessos” com os gastos de dinheiro público com as festas. Tucano, cidade baiana, cancelou o seu São João e Caetité entre outros municípios, a micareta.

Macaúbas tem 70% ou mais de sua população na zona rural, onde a escassez de água é maior tanto para os “humanos”, quanto para os outros animais.

A população deverá ficar atenta quanto ao desperdício de água, com práticas simples:
01- Evitar banhos prolongados;
02- Lavar carro com balde em vez de mangueiras;
03- Trocar com menos frequência água de piscinas;
04- Não lavar passeio público com água, varrer é o recomendado.
É comum vermos pessoas lavando o passeio público com água, usando mangueiras, uma prática principalmente nesta época intolerável, um verdadeiro contra senso. 
Temos que manter o controle ou tudo vai ficar de pernas para o ar! Em todos e quaisquer sentidos… A água não é um recurso renovável assim como o caráter humano, para muitos, mas a personalidade ela é nata, imutável nem que vire o cidadão ao averso ele não muda; o oposto da água que é volúvel, muda de lugar, até tolera, mas não por muito tempo! Na verdade tudo tem seu preço e em se tratando de água quando o cidadão agoniza ele paga a preço de ouro! 

error: Conteúdo Protegido !!