Blog do Alécio Brandão

SEGUNDO PORTAL G1 MACAÚBAS TERÁ TRÊS DIAS DE SÃO JOÃO…

Por conta da seca, cidades baianas cancelam tradicional festejo junino.

Cinco municípios já cancelaram e outros reduziram os dias de festa.
Número de cidades em estado de emergência já chega a 228.

Açude de Macaúbas… Agoniza, um símbolo da seca que 
assola o município…

Até este sábado (5), cinco cidades baianas cancelaram os tradicionais festejos juninos em decorrência dos problemas da seca que atinge a Bahia. Segundo as informações das prefeituras, os municípios de Muquém do São Francisco, no médio São Francisco, além de Várzea Nova, Tapiramutá, Filadélfia e Miguel Calmon, todas no norte do estado, já cancelaram as festas. Em Miguel Calmon, a prefeitura declarou que as verbas que seriam destinadas às comemorações serão revertidas para o combate à estiagem na região. Outras cidades diminuíram a duração das festas. No sudoeste, os municípios de Macaúbas e Maracás reduziram as comemorações de cinco para três dias. Em Anagé, a festa foi reduzida de oito para cinco dias. Em Jaguarari, no norte, houve redução de quatro para três dias e a prefeitura informou que a grade de atrações deve ser reformulada com atrações “mais baratas”.

(Fonte parcial: www.blogdoglauber.com.br e http://g1.globo.com/bahia/noticia )
Mesmo com toda crise, o São João não deverá perder sua cor e alegria…
Fica agora o bom senso da Administração Pública quanto a aplicação coerente
dos recursos públicos. Sendo o São João o “tradicional com fogueiras” 
quem TIVER RABO DE PALHA ficará impedido de pular fogueira ou mesmo 
passar próximo!…
Muita calma nesta hora!

Nota Macaúbas On Off:  Segundo ifnormações do portal g1.globo.com/bahia/noticia, o município reduziu de cinco (05) para três(03) dias os festejos juninos; isso levando em consideração (os cinco dias) com a festa de abertura que costuma ser no fim de maio para início de junho somados com os dias oficiais de festa, que no caso  do ano passado (2011) foram  quatro (04). Nesta linha de pensamento caso a prefeitura faça a abertura e mais três dias de festa a redução será apenas de um (01) dia e não de dois dias  como dá entendimento a nota do G1.


Clique no link a seguir e tenha acesso a programação oficial de 2011: http://www.macaubas.ba.gov.br/admin/app_index.php?chave=9b5727b3e6c2ebc6d36c067a7312b895dd5e3c8c&acao=exibir_composicao

No site oficial da Prefeitura de Macaúbas, que aparentemente está fora do ar ou dá erro, não se consegue abrir ou está em manutenção, não há nenhuma nota oficial sobre o assunto. 
(Imagem da fogueira: www.mundodastribos.com. Pulando a fogueira:  gazetaregionalnr.net – Legenda e foto do Açude: Macaúbas On Off).
Veja interessante quadro da seca o primeiro do ano de 1965 e o segundo o atual: 2012. Note que o pontos de vermelho é onde a seca é mais severa, justamente onde fica a nossa região e o município de Macaúbas. Previsões dizem que ela poderá ir até 2014. A coisa é mais séria do que se imagina! 
Comparação da seca na Bahia em 1965 e em 2012 (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia)
Comparação da seca na Bahia em 1965 e em 2012 (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia) – Imagem copiada do porta G1


error: Conteúdo Protegido !!