Câmara de Vereadores de Macaúbas…
…E o sábio disse: “a vida do pássaro está em suas mãos…”
Ontem, 07 de maio, o Poder Legislativo de Macaúbas, representado pela Câmara Municipal, através de seus vereadores prestaram uma honraria a família Oliveira, através do seu patriarca, já não mais presente neste plano, o mestre de obras, Manoel Messias de Oliveira, Manoel Baiano, construtor autodidata, um impulsionador do progresso do município, homem progressista de visão futurista, foi um dos pioneiros no processo de abertura de loteamentos em Macaúbas, incentivando o crescimento da cidade pelo oriente, evitando a subida de morros, como é o caso do loteamento Nova Macaúbas…
A homenagem concedida pela Câmara Municipal foi dar o seu nome ao CENESP – passando a ser Centro de Atendimento Especializado de Macaúbas Manoel Messias de Oliveira.
O que é este Centro Especializado Manoel Baiano?
(imagem: sindromededown02.pbworks.com) |
Na fala de sua Coordenadora na Tribuna Livre, Dr. Dirce Santos de Oliveira, psicopedagoga, pesquisadora, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; o CENESP, na realidade é um Centro especializado na educação, socialização e inclusão social de crianças e jovens que são portadores de necessidades especiais, indo de uma deficiência visual ao complexo mundo da mente humana em conflito com as nossas realidades consideradas “naturais” por nós!
Criando em 2010, funcionando numa sala de aula da Escola Selma Nunes, por interdição da Dr. Dirce e com o apoio da Secretária da Educação, através da Profa. Liane de Oliveira, filha do homenageado – inicialmente como “Sala Multifuncional”, pois na verdade se tratava de uma “simples sala diferente” com funções múltiplas, com suporte de profissionais especializados como fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo… Com o sucesso da “Sala Multifuncional” nasceu o Centro Especializado Manoel Baiano, que deverá ter uma estrutura própria podendo atender um maior número de pessoas especiais, como foi qualificado o macaubense que emprestou seu nome ao Centro, assim referenciado pelos vereadores em seus discursos na presença de toda sua família, parentes e amigos!
(imagem: blog-nanevs.blogspot.com) |
Como educadora, a Dra. Dirce, contou um breve conto/verdade com fundo moralizador, onde um sábio numa “sinuca de bico”, situação criada por invejosos, colocou um pássaro na mão (segurando escondido), perguntou ao sábio: “mestre este pássaro está vivo ou morto?… Caso o sábio respondesse que esta vivo o cara esmagaria o pássaro, se não, o soltaria vivo ou seja, parecia que o mestre não tinha saída! Mas “sabiamente” o mestre responde: “a vida do pássaro está em suas mãos“… Relacionado este conto a responsabilidade da educação às autoridades:
” A EDUCAÇÃO ESTÁ EM SUAS MÃOS”… A mate ou dê vida!
Antecede também a palavra da Dr. Dirce, a Secretária do Centro Especializado, Profa. Rejane Seixas, que teceu comentários breves sobre o Centro, falando de sua trajetória e das expectativas como esta nova fase que terá o Centro, devendo atender com mais qualidade e atenção que merecem os portadores de necessidades especiais…Conclui.
Liane Oliveira… |
Quem também usou a Tribuna Livre da Casa Legislativa foi a Secretária da Educação, Liane Oliveira; filha do homenageado Manoel Bainao, Liane, segundo discurso da Dra. Dirce, foi uma das principais incentivadoras do projeto, acreditando na necessidade e potencial do seu desenvolvimento e sucesso através da Dra. Dirce. Em sua fala Liane Oliveira, inicia seu discurso bastante emocionada, falada do início de sua relação profissional e de amizade com a Coordenadora do Centro, Dra. Dirce, comentou as importâncias do Centro Especializado, agradeceu as honrarias em nome de sua família que lotou o plenário. Segundo a Secretária que também teceu números da evolução da educação no período de seu secretariado, onde o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação, aferido pelo Governo Federal), que era de 2.8, passou para 4,2, sendo um dos maiores da região, enfatizou. Finaliza sua fala cumprimentando pessoalmente cada vereador presente.
Ao longo do dia postaremos resumo da reunião, as falas e as ideologias dos discursos proferidos na Casa Legislativa, sessão esta que foi votado a LDO e outros assuntos de interesse público. Nesta sessão estiveram ausentes os vereadores: Doca, Dui e Nego Deli, ausências justificadas à mesa.