Conforme publicado no blog do Vereador Anderson Gumes (PDT), foi aprovado na última sessão da Câmara Municipal Projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de ventosas ou bloqueadores de ar nos hidrômetros (medidor de água ou relógio como é mais conhecido), do sistema municipal de distribuição de água que é administrado pelo município através da autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Conforme diz o autor do Projeto, o vereador Anderson Gumes: … “Agora só falta ser sancionado pelo Executivo Municipal para se tornar Lei.”
Caso seja o Projeto de Lei sancionado (aprovado) pelo Prefeito José João Pereira, irá certamente reduzir os valores das contas de água dos usuários, contas estas que teve no início deste ano um aumento superior a 15%, enquanto que a inflação do período não passou de 6% e tendo a EMBASA,que também administra sistema de água no município, teve reajuste inferior a 7%.
O Projeto visa “justiça” e “coerência” na cobrança das tarifas de água, visto que, o consumidor, sem a colocação das ventosas está pagando AR, diz o vereador em seu discurso na Tribuna da Câmara.
Não há um estudo sobre o impacto desta medida na arrecadação do SAAE, em “off”, um técnico da área disse que poderia reduzir em cerca de 20% a arrecadação da Autarquia. No entanto, alguns vereadores defendem a prestação de contas do SAAE, desvinculada da Prefeitura Municipal e que as mesmas possam ficar a disposição dos cidadão na Câmara Municipal, durante período que a Lei determina, e isso não vem acontecendo.
O blog tentou entrar em contato com o SAAE para tratar do assunto mas não obteve êxito, no entanto espaço fica aberto para interessados de pronunciarem: e-mail: [email protected]