Conforme informações da Organização do Cordão Junino, “o Tô Nem Tchum surge no ano de 2001, formado por um pequeno grupo de amigos que entediados com a falta do que fazer nas tardes de São João resolvem se unir para organizar uma festa, um encontro, um cordão junino, procurando uma forma de tentar trazer ao São João de Macaúbas um estilo mais tradicional, onde se ouvisse as músicas de Luís Gonzaga e o forró pé de serra. Partindo desse princípio é organizada a festa.
A partir daquele ano, e a cada ano que passava, o cordão ganhava ainda mais força, sempre unindo elementos tradicionais aos aspectos modernos das festas juninas. Hoje o Tô Nem Tchum é considerado um grande encontro de amigos que se reúne no tamarindeiro para celebrar a amizade, o São João, e dançar um gostoso forró pé de serra, o tamarindeiro configura-se num espaço carregado de simbolismo junino e palco de grandes comemorações juninas.
Um dos momentos mais esperados e de grande euforia é quando a festa é finalizada no tamarindeiro e inicia-se uma outra etapa, mas agora nas ruas de Macaúbas, quando o sanfoneiro puxa a galera pelas ruas da cidade cantando em coro os maiores sucessos do forró e do São João.”
Clique na imagem abaixo e ouça Ito Moreno cantando Tó Nem Tchum!…