Já faz parte o Calendário Oficial das festas populares do município, o Réveillon que teme origem há mais de 2.000 anos antes de Cristo, seu nome tem origem do francês e significa “despertar”. E para o “despertar” do macaubense em 1º de Janeiro de 2018, a Prefeitura de Macaúbas através da Secretaria de Turismo, fará uma das mais incríveis Festa de Fim de Ano, a expectativa é a queima de fotos, podendo ter este ano três pontos diferentes, atendendo assim, todos os públicos que se aglomera na Praça da Matriz, palco das festas populares e abertas da cidade, que chega a receber mais de 10 mil pessoas.
Saiba mais sobre a festa do Despertar: o Réveillon
O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia. Curiosamente, o termo era anteriormente empregado para nomear a noite da ceia de Natal e só posteriormente passou a designar a virada do ano.
A festa de Ano Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo, em muitos casos, um caráter religioso cristão. No entanto, a origem do Réveillon é muito anterior ao cristianismo, sendo geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., em uma comemoração a algo como o “Festival de Ano Novo”. Persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam as suas celebrações de passagem de ano. (Fonte brasilescolauol)