Blog do Alécio Brandão

Prefeitos de Boquira e Ibipitanga são alvos de operação da PF. São afastados do cargo e presos por porte ilegal de arma de fogo. Leia matéria do G1 e entenda o caso.

Segundo nota do G1, portal de notícias do Grupo Globo. Nesta sexta feira a Polícia Federal além de outras localidades na Bahia, esteve nas cidades de Boquira e Ibipitanga. Veja nota completa:

Beto e Alan, prefeito de Ibipitanga e Boquira, respectivamente

Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean para desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em SalvadorCamaçariBoquiraIbipitanga e Paratinga. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Blog da Camila Bomfim, o sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça (PDT) foi quebrado. De acordo com as investigações, o grupo cobrava propina para liberar emendas de Félix e, depois, manipulava licitações para usar o dinheiro. O assessor dele, Marcelo Gomes, é apontado como o operador do esquema e foi alvo de buscas.

Em nota, o deputado federal afirmou que foi surpreendido ao ser apontado como alvo da operação e negou que ele ou qualquer assessor do gabinete dele tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na ação ou qualquer outro.

ois prefeitos baianos foram afastados do cargo e presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Uma grande quantia foi apreendida na casa do ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), mas o valor ainda não foi divulgado. A TV Bahia informou que os mandados em Salvador foram cumpridos nos bairros do Comércio, Patamares e Horto Bela Vista.

Veja abaixo os principais alvos da operação:

  • Deputado federal Félix Mendonça – quebra de sigilo telefônico;
  • Prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT) – busca e afastamento (preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo);
  • Prefeito de Boquira, Alan Machado França (PSB) – busca e afastamento (preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo);
  • Ex-Prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT) – busca;
  • Assessor parlamentar do deputado federal Félix Mendonça, Marcelo Chaves Gomes – busca e afastamento.
Armas encontras em posse dos prefeitos.

Alguns empresários e empresas também foram alvos de busca e apreensão. O g1 tenta contato com as defesas dos investigados.

Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

g1 tenta contato com as prefeituras de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

O que diz Félix Mendonça

“O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) foi surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.

Félix Mendonça nega que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.

O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.

Félix Mendonça, que sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade, está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível.”

Pronunciamento de Marcel José Carneiro de Carvalho

“A defesa do Sr. Marcel José Carneiro de Carvalho, ex-Prefeito do Município de Paratinga, vem a público esclarecer que a medida de busca e apreensão realizada nesta data, no âmbito da Operação OVERCLEAN, foi recebida com absoluta tranquilidade e atendida de forma espontânea, sem qualquer resistência ou oposição.

Ressaltamos que o Sr. Marcel Carneiro permanece à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, confiando no pleno funcionamento das instituições e na observância rigorosa das garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

Importa destacar que o Sr. Marcel Carneiro, além de sua trajetória política, possui vida privada consolidada e respeitada, construída com esforço e integridade, a qual deve ser preservada e não confundida com eventuais discussões ligadas ao exercício de função pública em período pretérito.

A defesa acompanhará de perto o andamento do processo e adotará todas as providências jurídicas cabíveis para demonstrar a legalidade da atuação do ex-gestor, que sempre pautou sua conduta, pública e privada, pelo respeito à legalidade.”

Nota: a redação do blog não consegui manter contato com os citados, contudo espaço fica aberto para interessados através do e-mail do blog: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!