Blog do Alécio Brandão

MARACÁS: JAZIDA DE VANÁDIO SERÁ EXPLORADA E A DE MACAÚBAS FICA "ENTERRADA"!

Amostra de uma pedra do mineral contendo  alto teor  de 
Vanádio,  nas serras de Macaúbas.

Macaúbas tem um enorme potencial mineral em seus territórios, recentemente foi descoberta uma jazida de Vanádio nas serras de Macaúbas com um alto teor (595ppm). 
Reveja parte do post publicado no Macaúbas On Off no início deste mês: …
É descoberta na zona rural de Macaúbas, região serrana, a oeste do município jazida do minério Vanádio com alto teor, conforme certificado de análise apresenta 595 ppm, um número bem superior ao encontrado no resto do País. O mineral é raro e bastante utilizado na produção de aços inoxidáveis para instrumentos cirúrgicos, ferramentas, em aços resistentes a corrosão e, misturado com alumínio em ligas de titânio, é empregado também em motores de reação, eixos de rodas, engrenagens e outros.  Outro emprego do mineral é em componentes de reatores nucleares”. 

Falta a Macaúbas uma política séria nesta área, maior atenção quanto a este setor. Aparentemente não há um interesse direto das autoridades locais quanto ao assunto, não se ver um ato público, incentivos, pesquisas, apoio ou até cobrar dos governos investimentos neste setor. 

Região serrana de Macaúbas, jazida do mineral com alto teor de 
Vanádio foi descoberta recentemente. 

Enquanto isso, Maracás, deverá receber mais 260 milhões de Reais em investimentos na exploração deste mineral. Segundo laudo técnico apresentado pelo minerador Toninho de Macaúbas, jazida deste mineral foi descoberta em Macaúbas e autoridades locais nem se quer sabem do que se trata. 
Governo lança pedra fundamental de mineradora em Maracás”

Conforme noticia o Bahia Notícias, “a pedra fundamental da primeira mineradora de vanádio das Américas será lançada nesta quinta-feira (21), no município de Maracás, sudoeste do estado. A mina receberá o investimento de US$ 260 milhões, que vai gerar 1.200 empregos durante a implantação e outros 400 quando estiver em operação. O governador Jaques Wagner e a direção do grupo canadense Largo Resources Ltda (Largo Mineração) farão o lançamento a partir das 10h. A mina de vanádio fará do Estado da Bahia o maior fornecedor de ferro-vanádio do país e é uma parceira da Largo Mineração com a CBPM, detentora dos direitos minerais da região. O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos.” (BN 20/02/2013)

 

error: Conteúdo Protegido !!