A hipercolesterolemia, como é denominado cientificamente o excesso dessa substância no sangue, é uma doença silenciosa que pode causar diversos males ao sistema cardiovascular das pessoas, resultando, inclusive, em infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
???? Colesterol bom x Colesterol Ruim
O uso dos termos RUIM e BOM refere-se ao tipo de proteína que está transportando o colesterol.
Se estamos falando do colesterol transportado pela LDL, usamos o termo ruim, pois essa favorece o acúmulo de colesterol no corpo e nas artérias.
De modo contrário, se esse mesmo colesterol está sendo transportado pela HDL, chamamos de bom, pois essa lipoproteína trabalha removendo o excesso de colesterol do corpo, favorecendo sua excreção nas fezes.
Como melhorar as taxas de colesterol?
Embora haja alguns casos em que a medicação é indispensável, a maioria das dislipidemias é causada por um estilo de vida inadequado
Exercício
A atividade física regular, de 3 a 5 vezes na semana, e com duração mínima de 40-50 minutos, favorece o aumento da HDL.
Alimentação
Dietas ricas em alimentos naturais como frutas, legumes e vegetais, com preparações mais caseiras e opções com menos gorduras, são aliadas indispensáveis ao tratamento do colesterol elevado.
O uso diário de gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite de oliva e óleos vegetais pouco processados, associado ao consumo de peixes ricos em Ômega-3 e baixo de carnes e aves gordurosas, faz parte de escolhas inteligentes visando à saúde cardiovascular atual e futura.
www.santanafitstudio.com.br
Fonte: https://socesp.org.br/sala-de-imprensa/press-release/nutricionista-explica-quais-sao-os-mitos-e-as-verdades-sobre-o-colesterol/