Blog do Alécio Brandão

"AMPUTAÇÃO TERRITORIAL": VEJA UM DOS MOTIVOS PORQUE MACAÚBAS PERDE TERRITÓRIOS TÃO FÁCIL.

Rodovia BA 156 – Ponte do Riacho do Curral  Novo, divisa territorial entre Macaúbas e Caturama.

Para quem conhece a região tem como esta ponte a divisa entre o município de Caturama e Macaúbas, sendo um marco natural, isso é usado desde sempre, rios, riachos, serras, para evitar confusão… Mas o que parece mesmo determinar o “pertencimento” de um território é sua identidade, afinidade e presença administrativa do governo naquela localidade. Sendo a divisa a ponte, ficou ai evidenciado um “abandono” ou “invasão” territorial… Pois após a ponte há uma construção de um ponto de ônibus pela Prefeitura de Caturama, e esta construção existe há anos, dede da gestão de José Carlos, prefeito de Caturama. 


Este ponto de ônibus foi construído pela Prefeitura de Caturama dentro 
do território de Macaúbas…

Estas são as vias de entrada para a comunidade de Curral Novo. O povoado é dividido pelo riacho de um lado pertence a Caturama e do outro Macaúbas. Nota-se o melhoramento da estrada, não há informações se foi benfeitoria do poder público de Macaúbas ou Caturama. 

A ausência administrativa de Macaúbas em suas fronteiras faz com que moradores destas localidades “fugam” para as sedes dos municípios vizinhos, criando ai uma identidade cultural, uma ligação de “pertencimento”, termo usado pelo Governo Estadual para transferir mais de 1/5 (um quinto) do território de Macaúbas para Riacho de Santana no dia 07 de janeiro deste ano. Fato este, até o momento, não contestado pelas autoridades macaubenses. Pois, pode ter havido ai um afronta a Constituição Federal. 


(Imagem meramente ilustrativa, produzida por Erasmo Oliveira, 
graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia)


O sentimento de pertencimento é a maior razão pela qual se formam grupos, comunidades, sociedades. Todas as pessoas, através da identificação sentem a necessidade de fazer parte, de pertencer…

E a proximidade geográfica e/ou a presença administrativa, o zelo, o cuidado, a atenção podem fazer a diferença entre as preferências de “pertencer” e não querer ser parte!…




error: Conteúdo Protegido !!