Blog do Alécio Brandão

CIDADÃO "BOMCAUBENSE" FAZ USO DA TRIBUNA DA CÂMARA PARA REIVINDICAR MELHOR QUALIDADE DE ÁGUA EM SUA COMUNIDADE.

(Foto: Edivando Silva) 
Caixa de captação de água do Catulés descoberta,
 sem proteção aparente que serve boa parte daquela região…
Junior: água de qualidade!

Chocante, preocupante e um dos discursos mais bem articulados realizado na Tribuna Livre da Câmara Municipal, nesta segunda, 19 –  foi o do jovem cidadão Fabio Junior Alves de Castro, que solicitou à Presidência da Casa para falar sobre a precariedade e abandono do sistema de captação e distribuição das águas para a população de sua região que também envolvem comunidades tais como: Catolés, Maxixe, Contendas, Pajeú do Pau D’arco, Pé da Serra entre outras… São milhares de consumidores, segundo Fábio Junior, mais conhecido por Juninho, que consomem água de péssima qualidade, sem tratamento, sendo que as caixas de captação são inadequadas, sujas e desprotegidas, como mostrada na imagem. 

Em seu discurso na Tribuna Livre, Junior cobrou energicamente providências urgentes e sanatórias destes problemas da autarquia municipal responsável pelo sistema: o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Comenta ainda o orador, que até animais mortos em estado de decomposição são encontrados na mina próximo a captação. Diz ainda que é orientação da OMS (órgão da ONU, pela Organização Mundial da Saúde), ter todo cidadão acesso a água de qualidade. Junior ainda comenta sobre a desproporção das tarifas de água cobrada no município, tendo sua comunidade água de qualidade inferior, sem tratamento e pagando as mesmas tarifas de água de quem tem água trada, sendo teoricamente de melhor qualidade. 

Mata parcialmente incendiada bem próximo a nascente.

Bastante elogiado pelos vereadores por seu discurso e  iniciativa, recebeu oralmente no “calor das emoções” a promessa da solução dos problemas relatados, ficando a Casa Legislativa de entrar em contato com a autarquia SAAE para tomar as devidas providências. Imagem ao lado mostra o perigo do fogo que aconteceu pouco mais de vinte dias naquela localidade, pôs em risco a única fonte de água daquelas comunidades: e agora sofre com o abandono e descaso, segundo Fábio Jr. Castro. 


error: Conteúdo Protegido !!