|
(imagem: o macaubense) Feira de Ciências do CJBM. |
Site oficial do Governo do Estado da Bahia publicou nesta última segunda feira (12), o desempenho de algumas escolas, entre elas o Colégio Estadual José Batista da Mota, (obteve no Enem, 562,7 pontos, sendo a média estadual de 508,39) que deve ter em média 500 alunos e um quadro de professores em torno de 25, destes boa percentagem tem curso universitário, o que já é um diferencial; seu corpo administrativo composto por profissionais preocupados com a disciplina, uso racional do tempo em sala de aula e acompanhamento de seus alunos, envolvendo professores, pais e comunidade. Uma receita de educação que vem dando excelentes resultados, a prova disso, é o alto conceito que o Colégio goza na comunidade local e agora o respeito e respaldo com as autoridades estaduais e até nacionais; exemplo a ser também seguido, incentivado e cobrado dos demais colégios do município, tanto da rede municipal quanto dos particulares. Lembrando que os colégios particulares não têm tido bons resultados nestes tipos de exames, era uma vez a fama da escola particular como modelo de ensino. Todo processo educacional deveria antes passar pela disciplina e união de esforços, que possa envolver o corpo discente, docente e a família como base de orientação e sustentação das decisões; caso contrário, as escolas tendem a ocupar os últimos lugares da fila.
|
(Imagem: o macaubense) ALUNOS DO JOSÉ BATISTA, CAMPEÕES DO ENEM
|
Veja nota publicada em site oficial do Governo da Bahia.
“Bahia aumenta a média de desempenho no Enem
Os estudantes do ensino médio da rede pública baiana tiveram um crescimento de quase 9 pontos na média de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, em relação a 2009, passando de 499 para 508,39 pontos, numa escala até 1.000. A nota considera o desempenho tanto das provas objetivas como da redação.
Também houve aumento de 5,1% na participação dos estudantes baianos no Enem. O Estado segue a tendência nacional de crescimento de participação, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
“O resultado da Bahia foi muito bom, se considerarmos que a média nacional foi de 511 pontos. Chegamos bem perto de alcançarmos essa média. Isso é reflexo da implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria do ensino, como os programas Todos pela Escola e Universidade para Todos, que passou, este ano, a atender, também, estudantes do 3º ano do ensino médio, avalia a superintendente de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria da Educação, Eni Bastos.
Em relação às escolas estaduais, considerando os grupos de participação – de 75% a 100% (grupo 1), de 50% a 74,9% (grupo 2), de 25% a 49,9% (grupo 3) e 2% a 24,9% (grupo 4) –, podemos perceber uma melhora tanto nas escolas da capital, como nas do interior.
O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi, e o Colégio Estadual Luís Tarquínio, em Salvador, ficaram no grupo 1 e tiveram, respectivamente, as médias 568,42 e 530, 71, acima da média nacional. Já os colégios estaduais Thales de Azevedo, em Salvador, e o José Batista da Mata, em Macaúbas, ficaram no grupo 2 e tiveram as respectivas médias:562,8 e 562,7“