Blog do Alécio Brandão

Você se acha gordinho (a)? Cuidado, pode ser obesidade…

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, e geralmente está associada a problemas de saúde.

Ela é um fator de risco para doenças como câncer, hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardiovasculares, apneia do sono, osteoartrite e Diabete Melittus tipo dois.

O aumento do peso corporal é uma tendência mundial. Muitos associam a obesidade à rotina frenética das grandes cidades, que levam muita gente a adotar hábitos nada saudáveis.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 97 milhões de pessoas estão acima do peso, e no Brasil a tendência é a mesma: 40% da nossa população está acima do peso.

Mas como a obesidade é diagnosticada?

Uma equipe profissional multidisciplinar vai avaliar o seu histórico familiar, evolução do peso, hábitos alimentares, fatores sociais, ambientais e psicológicos;

Perímetro abdominal também é observado (foco na cintura!);

Exames para conferir a tensão arterial, dos níveis sanguíneos de lípidos e de glicose também são realizados;

Além da relação peso x altura com cálculo do índice de massa corporal (IMC).

Depois dessa análise, a pessoa obesa passará a ter uma nova rotina: reeducação alimentar e exercícios físicos serão os aliados dessa fase!

Estar disposto a mudar e manter o pensamento e a atitude positiva já vão te ajudar; o incentivo da família e dos seus amigos também será muito bem-vindo.

Você está pronto para mudar de vida? Comenta “SIM, EU QUERO” para contar com a nossa ajuda!

www.santanafitsutido.com.br

Fonte: http://institutoararaazul.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Art


error: Conteúdo Protegido !!