UPA Macaúbas: tudo pronto para entrega da unidade à população neste sábado 9.

Completamente equipada, UPA está pronta pra receber casos de urgência/emergência

Devendo funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e podendo resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Segundo fonte do portal www.pac.gov.br, nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Leitos da Pediatria, tudo novo e a torcida é que não será usado

O que é a UPA Tipo II?

Segundo dados do Ministério da Saúde, este tipo de unidade deverá ter no mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Para manutenção desta unidade de Macaúbas, a qual poderá ter  um custo operacional arbitrado em torno de R$ 320 mil/mês, patrocinados pelo Governo do Estado, após este período de adaptação, o Ministério da Saúde deverá assumir boa parte dos custos.

Neste sábado 09, a unidade será entregue a comunidade local e regional, com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa e do Prefeito Amélio Costa Jr, bem como políticos de toda região. O ato de entrega e funcionando é esperado por 06 anos.


Os comentários estão fechados.