Blog do Alécio Brandão

UFBA em Macaúbas: Palestras Formativas sobre Arquelogia acontecem no Cônego Firmino.

Acontece em Macaúbas, rodadas de palestras sobre arquelogia, sob a coordenação do Prof. Carlos da Universidade Federal da Bahia e sob a assistência do Prof. Alvandir. Também haverá visita de campo nas comunidades de Pajeú, onde há também pinturas Rupestres com visitas e atividades de formação em escola municipal e da Família Agrícola.  As palestras acontecem no Colégio Estadual Firmino Soares, pela manhã aconteceu as 9h00, a tarde será as 15h30min e a noite será as 19h30min, esta última será ministrada pelo prof. Carlos.
Momento da palestra pela manhã (Foto Bia Bastos)
A importância do projeto, ao qual visa além do conhecimento da arquelogia, a preservação de seus “sinais”, pois estes são os únicos meios de estudo dos povos antigos, sinais estes deixados através das Pinturas Rupestres, as quias muitas são depredadas, destruídas e “modificando” a intenção dos antigos, em repassar para as futuras gerações a sua cultura, modo de vida e existência.
A a preservação só acontece quando a comunidade passa a conhecer a importância da arquelogia na busca da identidade do Ser Humano, de onde veio, onde estamos para a buscas para o onde vamos!
E os “sinais” que apontam para o “onde vamos” não são nada animadores! E a educação, a valorização das culturas e dos povos é que garante um bom “porto seguro”!
 

error: Conteúdo Protegido !!