Blog do Alécio Brandão

Triste Bahia: “nota de esclarecimento” da Sec. da Educação parece ser mais obscura…

EDUCAR PARA TRANSFORMAR… Mas transformar o que? Ou precisamos de uma RETRANSFORMAÇÃO? 

“Francisco Bastos (renomado professor macaubense) disse no lançamento do livro do escritor Antônio Chaves que a vela traz luz para ambientes escuros, mas para isso essa mesma vela, ao mesmo tempo que ilumina, também se queima, pois bem. Em relação à nota de esclarecimento da Secretaria de Educação da Bahia, dois pontos devem ser analisados. Primeiro que não houve diálogo com a Comunidade Escolar(fez lembrar Governos anteriores), o segundo ponto nos deixou impressionado, já que resposta do Governo chegou muito rápido, pena que essa mesma rapidez não se dá no campo das melhorias educacionais. Por fim, é lícito dizer que parte da sociedade brasileira está deixando de aceitar medidas de ‘cima para baixo’, num país que busca a democracia, o povo deve ser ouvido, e nesse caso especificamente nem os nossos alunos, nem os professores, nem direção foram ouvidos e assim não se faz Educação de Qualidade. Por isso, vamos lutar com as armas da sabedoria e, sobretudo, com a força que cresce no nosso íntimo. Triste Bahia. Prof. Amarilson José.”

Só a Educação transforma, liberta e melhora nossa COMUNICAÇÃO...
Só a Educação transforma, liberta e melhora nossa COMUNICAÇÃO…

Acima nota do Prof. Amarilson, que como muitos professores, estudantes, toda a Macaúbas e a “Boacaúbas” estão indignados com a Nota de  “Desclarecimento”, a qual não sanou as dúvidas e reforça, como dito por Amarilson, a “centralização” das decisões num campo que deveria ser mais democrático, como é o caso da educação…

O blog manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação da Bahia, para ter melhor “esclarecimento” a respeito da “nota de esclarecimento”, que parece-nos tão obscura quanto o ato de “sufocar” o Colégio José Batista, com o fechamento do turno noturno, que poderá, segundo entendimento, dar início ao fechamento total da unidade. As dúvidas enviadas pela redação do blog a Assessoria de Comunicação, partiram de seus leitores através de mensagem ao blog, que basicamente consistia nos critérios adotados, das avaliações, bem como qual o número de alunos do Cônego (para onde serão transferidos os alunos do noturno do José Batista, num total de 40 estudantes), se também o caminho não poderia ser o inverso, mantendo o noturno do José Batista o qual receberia alunos do Cônego e anida se o fechamento do noturno, realmente poderia comprometer num futuro próximo a existência do Colégio…. Triste Bahia!…

A falta de educação ou a sua péssima qualidade é um passo para a escravidão!
A falta de educação ou a sua péssima qualidade é um passo para a escravidão!

Sabe qual foi a “reresposta” da Assessoria de Comunicação da Secretaria da EDUCAÇÃO do Estado da Bahia:

Nenhuma… Simplesmente reencaminhou a mesma “nota de esclarecimento” com grifos de preto em alguns trechos. E em resposta a “não nota”, o blog agradeceu a “falta de atenção” à Macaúbas e a falta de EDUCAÇÃO!… E por consequência de COMUNICAÇÃO… Triste Bahia!…

Este é o “EDUCAR PARA TRANSFORMAR… Mas transformar o que? Ou precisamos de uma RETRANSFORMAÇÃO? 

E a falta destes dois itens indispensáveis à DEMOCRACIA: educação e comunicação, parece ser um traço de governos autoritários, com medias “de cima para baixo”… Que muitas vezes usa a Luz da vela não para iluminar mas, para queimar!…Ateando fogo em sonhos e consequentes realizações!… Triste Macaúbas!… 

E como a “reresposta” foi dada pela Assessoria de Comunicação, cabe ao blog, “rerepublicá-la“… Eis uma pró ré… Que em outros tempos, que antecede ao Conselho de Classe, e não sei que tipo de “nome tem isso hoje”… Mas ir para a “ré” numa matéria era o fim do mundo…

Por fim, reveja a “renota” que foi reenviada pela “Açessoria de Recomunicação”: 

Ao blog do Alécio Brandão

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que está assegurado o atendimento a todos os estudantes do Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Macaúbas. O fato de não abrir matrícula no turno noturno, para 2017, no Colégio Estadual José Batista da Mota se deve exclusivamente à baixa matrícula registrada nos últimos anos  nesse turno e  a reorganização da oferta do turno noturno.

Os 40 (quarenta) estudantes do turno noturno dessa unidade escolar têm suas vagas garantidas no Colégio Estadual Cônego Firmino Soares que dispõe de 131 vagas para o ensino médio no turno noturno.

Essa decisão é resultado de um estudo minucioso realizado pela Secretaria da Educação do Estado, considerando a frequência nos últimos cinco anos, a capacidade de atendimento das escolas públicas, a dinâmica do município e os resultados alcançados, tendo como prioridade garantir o direito de aprender de todos os estudantes. 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Contato: 71 3115-9026/9025

E-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!