Blog do Alécio Brandão

Transparência: Oliveira dos Brejinhos sobe no “ranking” do MPF saindo da 372ª para 53ª colocação.

Município melhora em transparência (Imagem www.oliveiradosbrejinhos.ba.gov.br)
Município melhora em transparência (Imagem www.oliveiradosbrejinhos.ba.gov.br)

Conforme nota do Bahia Notícias e replicada por diveros meios de comunicação, outos municípios além de Oliveira dos Brejinhos também melhoraram neste quesito, a exemplo de Boquira, Veja nota: “Ranking da Transparência do Ministério Público Federal (MPF) divulgado na última quarta-feira (8) aponta que o número de municípios com nota zero, em relação avaliação do ano de 2015, caiu de 47 para 35. Por outro lado, o estado caiu da 24ª para a 26º posição na relação nacional. Os números dizem respeito à segunda etapa de monitoramento do projeto que avalia a disponibilidade de informações de gastos públicos por meio de sites oficiais ou portais de transparência. Os municípios baianos com melhor nota este ano foram Conceição do Coité, que saiu do s 4,9 pontos obtidos na avaliação do ano passado para 9,3 pontos, e Souto Soares, que subiu de 3,5 para 9,3. Eles saíram das 107º e 211º posições para o topo da lista.

Entre os que saíram da nota zero para ocupar melhores colocações dentro do ranking estão os municípios de Oliveira dos Brejinhos (que saiu da 372º posição para o 53º lugar) com nota 6,9, Canudos (antigo ocupante da 372ª posição e atual 85º) com nota 6,3 e Boquira (atual 105º colocado que já chegou a amargar o 372º lugar) com nota 6,0. Compondo o top 10 de cidades baianas melhores colocadas estão, em ordem, os municípios de Maraú (9,1), Salvador (9,1), Vitória da Conquista (9,0), Simões Filho (8,9), Ilhéus (8,7), Pau Brasil (8,6), Abaíra (8,5) e Guanambi (8,5).

Entre dez municípios pior avaliados, ao menos três mantiveram-se com a nota zerada em relação ao levantamento anterior (o município lanterna Wanderley, São José do Jacuípe 414º e São Domingos 413º). O município de Várzea Nova, vice-lanterna na 416ª posição, teve a nota rebaixada de 4,7 para zero, deixando a 112ª posição. Também compõe a lista dos dez municípios de baixo da lista Serra do Ramalho, Santaluz, Rio do Pires, Ribeira do Amparo, Pojuca e Pé de Serra.” (Grifos nosso)


error: Conteúdo Protegido !!