Blog do Alécio Brandão

Trânsito e Estacionamento: a urgente necessidade da “Zona Azul” em Macaúbas.

Quem mora, tem estabelecimento comercial e ou quer fazer compras no centro da cidade, englobando ai diversas ruas, tais como a Dr. Vital Soares, Castro Alves, as adjacentes e a Praça da Feira, é praticamente impossível achar um vaga para estacionamento após às 9h00, isso – por razões diversas… Mas, talvez o maior problema seja o “mal comportamento” de proprietários de veículos, que estacionam seus carros e fica o dia todo além disso, há uma “desordem” sistemática no trânsito em Macaúbas, como num todo. E uma das soluções é o estacionamento rotativo: a Zona Azul, pode ser uma das alternativas.

Todos ganham com isso!

E o que é Zona Azul? 

Zona Azul, é um estacionamento rotativo, por tempo determinado, criando numa área pública e é composto por vagas de estacionamento regulamentada (podendo ser pagas ou não), disponíveis para usuários. No caso de Macaúbas, o ideal é que seja paga, pois assim, com estes recursos poderiam contratar “guardas de trânsito”, gerando assim empregos e maior fiscalização e manutenção da ordem. 

Falta mais que fiscalização e sim “humanização”

Além da Zona Azul, há também a possibilidade de “venda de vagas” em frente a estabelecimentos comerciais, o cidadão/empresário pagaria uma taxa anual e teria a sua disposição (ou a disposição de seus clientes”) pelo menos uma vaga, isso já acontece em algumas cidades da região, como Vitória da Conquista.

Também deve-se criar uma setor específico para estacionamento de motos, com demarcação individual, além dos pontos de Carga e Descarga, tendo para isso, até Lei Municipal que disciplina o assunto, Lei esta de autoria do vereador Anderson Gumes e aprovada pela Câmara Municipal.

Outra questão é a PROIBIÇÃO de caminhões de grande porte no centro da cidade, é comum ver “carretas” com 2 ou 3 eixos circulando no centro da cidade. Na verdade, a gestão pública municipal precisa ter um olhar mais cuidado sobre a questão do trânsito na cidade…

Faixa de Pedestre e Semáforos:

Outras deficiências do Sistema de Trânsito de Macaúbas, são as ausências de faixa de pedestres em pontos onde já existem há muito tempo semáforos, os quais precisam de urgentes reformas, pois muitos não funcionam ou funcionam precariamente. São iniciativas de custos baixos que fazem a diferença em segurança, além do respeito que devemos ter com os pedestres…

E não se fala em passeio público em Macaúbas, que é um verdadeiro caos!

O que já deu certo!… E não mais existe.

error: Conteúdo Protegido !!