Blog do Alécio Brandão

Teatro em Macaúbas: curso para todos e de todas as idades…

Início…

Ministrado pela “teatróloga” autodidata, Leide Morais, pioneira em Macaúbas em disseminar na comunidade a arte de representar… E nesta terra ´”árida” culturalmente, por não ter os merecidos investimentos e atenção dos poderes públicos e até mesmo “sensibilidade social“, devido a “escassez” cultural de nosso povo… Minha, sua, de todos nós! E é isso, o avanço cultural e sua resistência é que se faz um povo… Já para o Prof. Ático, somos apenas “população”, pessoas que apenas ocupam um território… E aprofundar, dizendo que país e nação, não são sinônimos…

Sem delongas pois, a informação tem pressa!… E essa pressa é que nos faz menos teatralmente culturais!… Queremos ter tudo mastigado, textos curtos, mensagens “práticas”… E assim, resumindo… Livros de meia dúzia de páginas…

Leia a Bíblica: – Já li a primeira página de Gêneses… – Já é o suficiente!… 

E seja auto suficiente, faça teatro e retrate a vida de outra forma…

Local: Fundação Cultural Prof. Mota

Data: 28 de abril, sábado próximo…

Mais informações: Leia o cartaz… 

Saber mais é sempre melhor!…

(…)

“Acredita-se que a ideia de teatro tal como conhecemos hoje surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. No theatron eram realizadas cerimônias religiosas em honra a Dionísio, o deus grego do vinho. Na celebração da colheita de uvas (vindima) havia música, dança e apresentações do ditirambo.

O ditirambo era um hino cantado e representado por um coro fantasiado. O teatro passou a ser não só o local físico para onde o público se deslocava para ver as cerimônias como as próprias representações, que aos poucos foram adquirindo a forma teatral

Fim…

com a introdução de histórias sobre os grandes heróis gregos.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa”.

Veja mais em: www.significados.com.br


error: Conteúdo Protegido !!