Blog do Alécio Brandão

Superação dos problemas da vida

thumbnail_img_6407

* Por Irlando Oliveira

A vida estua em todos os sentidos, pois em quaisquer dos planos – material ou espiritual – ela é dinâmica, ensejando momentos valiosos para a fruirmos com trabalho, responsabilidade e alegria. Entramos e saímos da vida sem jamais dela nos afastarmos! Deambulamos nos dois planos sempre buscando progredir e evoluir, já que tudo está fadado ao progresso! Ante as dificuldades e problemas, a nossa deve ser a meta da superação, da resiliência!
Diante das adversidades que a vida nos “impõe”, as quais se nos apresentam como verdadeiras “provas” para o nosso crescimento, deveremos sempre assumir uma postura resoluta, buscando ultrapassar esses obstáculos, vencendo-os e aprendendo o ensinamento deles extraído, já que nada acontece por acaso! O acaso simplesmente não existe! Tudo na vida tem um porquê, um sentido. Tudo se nos revela desafiador, mas, com serenidade, equilíbrio e fé, superaremos cada desafio.
O maior exemplo de superação de que temos conhecimento foi a vida de Jesus Cristo na Terra, traduzida através da versão neotestamentária – a qual constitui o melhor código de ética e moral já apresentado à humanidade. E a Sua evocação não foi à toa, pois estamos no mês de dezembro, época em que se comemora o Natal – o Seu nascimento. A Sua foi uma vida toda permeada por obstáculos e dificuldades. Do berço ao túmulo, Jesus foi pura superação, deixando-nos um legado divino, através dos seus ensinamentos, os quais são discutidos até nos dias de hoje, mais de dois mil anos do Seu “ocaso” em nosso orbe. Toda a Sua vida representa exemplo de superação, a ponto d’Ele simplesmente cindir a história, deixando-nos um marco antes e depois d’Ele. Jesus era portador de uma conduta imaculada; não se corrompia, não hesitava na Sua atitude comportamental, mesmo diante do “perigo” iminente, quando, por exemplo, estava diante de Pôncio Pilatos, o qual tinha “poder” de mudar o Seu destino naquela ocasião extremamente difícil por que passara, antes de ser crucificado. Portador de uma androginia invulgar, tratava com naturalidade tanto homens, quanto mulheres, sem se abalar e sem se permitir a pensamentos subalternos. Ele simplesmente superou a tudo e a todos, a ponto de vencer o mundo!
Que possamos seguir os Seus passos, vendo a vida como oportunidade de redenção e crescimento, percebendo a sua fugacidade acima de tudo, já que, para quem terá toda a eternidade, essa vida equivale a um átimo de segundo, um quase nada temporal. Devemos porfiar, sim, buscando superar todas as nossas dificuldades, pois é com essa finalidade que aqui estamos! E mesmo diante do insucesso, ante um infortúnio, que sejamos resignados. Afinal, a resignação é ato sublime de superação das desditas que a vida nos reserva para a nossa evolução, a fim de alcançarmos a angelitude, a qual está reservada para todos nós, indistintamente, uns obviamente a logrando mais rapidamente, outros nem tanto, dependendo do nosso empenho!
_________________________________________________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

error: Conteúdo Protegido !!