Blog do Alécio Brandão

Sta. Terezinha e Açude: novos distritos de Macaúbas, com seus ônus e bônus!…

Açude se torna o 4º Distrito com seus ônus e bônus

Com a sede, o município soma agora cinco distritos, sendo a primeira Lagoa Clara, em 1832, quando o povoado foi elevado a categoria de vila, alguns anos depois a sede administrativa foi transferida para a atual e Lagoa Clara deixa de ser sede e passa a ser apenas um distrito. Em seguida Betânia, agora soma-se ao  Açude e Santa Terezinha, através dos Decretos do Executivo, 36 e 37/2017, respectivamente. assinados pelo Chefe do Executivo Amélio Costa Jr. isso, após uma consulta pública através de um plebiscito ocorrido em 2015 e Lei específica aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal.

Para assinatura destes decretos, foi feito uma Sessão Itinerante no distrito de Santa Terezinha nesta quinta feira, 15 de Março realizada na Igreja local. Esteve presente a maioria dos vereadores sob a presidência do vereador Anderson Gumes. O evento contou com o prestigio dos “novos distritais” cidadãos do lugar. Na passagem para Santa Terezinha, o ato de assinatura do decreto do distrito de Açude foi também realizado na capela local.

No ato solene em Santa Terezinha todos os vereadores  fizeram uso da palavra, os da oposição além de fazer criticas ao governo, com cobranças e reivindicações de melhorias de estradas e infraestrutura outras, também cobrou a implantação de um Posto dos Correios e da Polícia Militar, sendo este o ônus para município por ter criado os distritos. No entanto, a população também terá que dá sua contrapartida, visto que, após a criação do distrito, o lugar deixa de ser “rural” e passa a ser reconhecido como “urbano”, tendo os distritais, tendo que pagar seus tributos como IPTU, isento para os povoados. Porém, o município, é incapaz de cobrá-lo até na própria sede, bem como nunca cobrou dos dois mais antigos: Lagoa Clara e Betânia .

Em sua fala o prefeito Amelinho, rebate as críticas dizendo que encontrou o município sucateado, com maquinas abandonadas além de não ter visto no pátio da prefeitura, uma só maquina em condição de uso, alega que a gestão passada fez leilão das melhore máquinas a preço abaixo de mercado. Após as lamentações de praxe, diz que fará investimentos na locação de maquinário para reforma das estradas danificadas pelas chuvas; bem como irá iniciar várias formas de prédios e outras intervenções na área de infraestrutura. Disse também que irá manter contato com os Correios de Polícia Militar e tentar fazer convênio com estes para levar até aos novos distritos os postos ora previstos em lei específica.

E Santa Terezinha o 5º…

Santa Terezinha, que mais tarde deve ser renomeada para Cristais, através de um projeto de lei que deverá ser apresentado ao Legislativo, ganhou sinalização de seus 45 ruas, muitas receberam noves de cidadãos do lugar. A iniciativa foi do vereador Roberto de Ze de Enedina, com o apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura.

Território do Distro de Açude.

Território do Distrito de Santa Terezinha


error: Conteúdo Protegido !!