Blog do Alécio Brandão

SERRA DA REGIÃO DE CANATIBA EM MACAÚBAS PEGA FOGO HÁ TRÊS DIAS.

Vista parcial do Distrito de Canatiba, região serrana em Macaúbas.
Vista parcial do Distrito de Canatiba, região serrana em Macaúbas.

Segundo informações de moradora, as serras da região de Canatiba, há 36km de Macaúbas, mais precisamente nos povoados de Marinheiro e Soen, pegam fogo ha três dias. Estas localidades ficam cerca de 08km de Canatiba, região serrana de difícil acesso. Não se tem informações da causa do fogo no entanto, como estamos na “época das queimadas”, ação esta usada por pequenos agricultores para “limpar” o terreno e fazer o plantio, geralmente de capim, pode ser a causa mais provável.

Incêndio ocorrido em outubro de 2012, na próximo ao Tinguis.
Incêndio ocorrido em outubro de 2012, na próximo ao Tinguis.

A imagem acima retrata o incêndio ocorrido em outubro de 2012, muito próximo aos Tinguis, nascente que fornece maior parte das águas que abastecem o município de Macaúbas. Na época foram queimadas mais de 10 mil hectares de mata, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Com a estiagem e o mato praticamente seco, a proliferação do fogo é rápida com o seu poder de destruição potencializado. Informa ainda a moradora que não viu nenhuma ação para controlar o fogo que é notado ha quilômetros de distância.

Em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Lando, disse que nenhuma informação tinha chegado a Secretaria, mas que iria entrar em contato com a região para tomar as devidas providências.


error: Conteúdo Protegido !!