Blog do Alécio Brandão

SEI lança novo aplicativo web com série de Cartografia Interativa da Bahia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), está lançando uma nova série de  mapas interativos para ampliar o acesso ao acervo cartográfico estadual. A série Cartografia Interativa da Bahia publicará aplicativos de internet para consulta das bases cartográficas de referência e temáticas do seu acervo.

O primeiro da série a ser entregue, já disponível no site da SEI, é o da Base Cartográfica de Referência 1:100.000, cujos dados são oriundos da digitalização das cartas analógicas (papel), produzidas por diversas instituições públicas, como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Exército e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), ao longo das décadas de 1970 e 1980, convertidas para o novo padrão da cartografia nacional homologado pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), ainda em uso corrente por ser a única cartografia existente que cobre todo o território estadual.

Para o diretor de Informações Geoambientais da SEI, Claudio Pelosi,“com esta nova ferramenta o usuário poderá realizar consultas e análises espaciais simples em áreas de seu interesse, utilizando computadores, tablets e smartphones. Em breve serão lançadas outras edições para os acervos em escalas 1:25.000 e 1:50.000, salientou”.


error: Conteúdo Protegido !!