Blog do Alécio Brandão

Segundo Nota Secretaria da Educação de Boquira manterá aulas regulares no Dia do Estudante.

download

Segundo informações preliminares a Secretaria de Educação de Boquira exige que as alunos naquele município sejam regulares no Dia do Estudante, 11 de agosto, nesta quita feira. Indignado cidadão que preferiu não ser identificado emite Nota de Repúdio e protesta sobre este ato que por ele considerado “ilegal”, visto que, conforme abaixo informa Lei Federal que decreta Feriado neste dia.

A redação do blog tentou manter contato com a Secretaria da Educação de Boquira mas o titular da pasta não se encontrava, no entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail: [email protected]

Veja nota:

“Oração do Dia do Estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.

Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.

Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.

Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.

A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema,

o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.

Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.

Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.

Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém”.

Origem do Dia do Estudante

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda.

Dia do Estudante de Direito, no entanto, é comemorado em 19 de maio no Brasil, por ser o mesmo dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

Veja nota emitida por cidadão indignado com tal situação: 

Diante da Oração e dos esclarecimentos, venho, diante desse, meio de comunicação, deixar aqui minha indignação, perante a Secretaria Municipal de Educação de Boquira – Bahia, pois, de maneira pouco convencional, avisou de “boca em boca”, as Entidades de Ensino do Município acima citado, que o tão importante feriado do dia 11 de agosto (Dia dos Estudantes e Magistrados), será este ano, extinto do calendário escolar do municipal, orientando a todos os professores e alunos que exerçam suas atividades normalmente, sem dar nenhum motivo, para tal decisão; demonstrando uma imensa falta de consideração e respeito, para com, os profissionais de ensino, pais e estudantes.

Pelo que sabemos todo ato administrativo deve ser no mínimo, motivado, publicado e ter presunção de legalidade.

 “A administração não pode ser administrada de boca”!

Vale salientar aos pais, professores e alunos, que esse ato, se for realmente mantido, fere diretamente as Leis Federais de 11 DE AGOSTO DE 1827, e a LEI Nº 9.093, DE 12 DE SETEMBRO DE 1995., ou seja, podendo todos reivindicar pelos seus direitos.

Fonte:

http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-estudante/ * http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9093.htm


error: Conteúdo Protegido !!