Blog do Alécio Brandão

Secretaria de Meio Ambiente emite nota sobre os cuidados ambientais durante os festejos juninos.

MEIO AMBIENTE, FESTAS JUNINAS E TRADIÇÃO

 – MACAÚBAS/BAHIA –

Viva o São João! Muitas Festas, Comidas Típicas e, Muito Forró, é assim a Tradicional Festa Junina em Macaúbas. E para ficar ainda melhor, que tal conciliar esta alegria com os cuidados que devemos termos junto ao Meio Ambiente?

Todos nós fazemos parte do meio natural, adultos, crianças, fauna e flora, por tanto, devemos proteger os mais vulneráveis. Pais! Fiquem atentos aos seus filos, fogueiras e fogos não são brinquedos e, causam ferimentos graves e traumas pelo resto da vida. E para as pessoas que não tem filhos, mas adotaram seus animaizinhos de estimações, domésticos é claro! E os tratam como membros da família, nesta época, com tanto barulho de fogos, sons de carros e outros, seus animais devem ficar protegidos, em locais distantes da perturbação e/ou agitação, a audição dos animais são muito sensíveis, tanto dos cães e gatos, quanto das aves.

 Muitos sons estão acima da capacidade de seus ouvidos, mas seu gato consegue captá-los sem problemas. A audição dos gatos é ainda melhor que a dos cães. A audição felina pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz), em comparação aos 20.000 hertz da audição humana. Fonte:https://www.google.com/search?

Vale ressaltar, que, neste período, são frequentes as fugas destes animais. Por tanto, a prevenção e cuidados e a melhor maneira de evitar transtornos durante os festejos.

E lembrando, do nosso saudoso cantor Luiz Gonzaga, que em uma de suas canções dizia: “A fogueira esta quimano em homenagem a São João”, a tradição nunca deve morrer, mas, porém, esta Secretaria, pede às famílias que mantém a tradição junina viva, que optem por madeira morta, ou seja, material lenhoso. Podem ser utilizados também, toras de eucalipto, desde que compradas em lojas autorizadas, ao montarem suas fogueiras, evite derrubar árvores, esta prática causa danos ao meio ambiente, E NÃO É LEGAL.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MACAUBAS, deseja a todos um EXCELENTE SÃO JOÃO.


error: Conteúdo Protegido !!