Blog do Alécio Brandão

Secretaria da Educação do Estado disponibiliza plataformas digitais de preparação para o ENEM

A Secretaria da Educação do Estado está disponibilizando uma série de conteúdos educacionais digitais para auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Trata-se do Ambiente Educacional Web (AEW), um espaço pedagógico multidisciplinar, com mais de cinco mil conteúdos digitais registrados em licenças livres, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Com conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, o espaço é uma ferramenta acessível para os estudantes, com um sistema de busca fácil e dinâmico. Esses conteúdos digitais são produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. Com acesso público e gratuito, o Ambiente Educacional Webconta, também, com sites temáticos, como a Rede Social Espaço Aberto e o Blog do Professor Web.

O Ambiente Educacional Web também pode ser acessado de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, contribuindo para que estudantes e professores ampliem as possibilidades de compartilhar conteúdos educacionais e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. As videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) também estão disponíveis no Portal da Educação.

Plataforma EDUX – A Secretaria da Educação do Estado também está disponibilizando o Módulo EDUX, que pode ser acessado utilizando computadores ou celulares, através do endereço www.edux.tv. A iniciativa, que é uma parceria da Secretaria com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), beneficia dois mil estudantes de dez escolas da capital. Por meio do módulo, os estudantes estão tendo acesso a diversos conteúdos voltados para as provas, a exemplo de videoaulas, simulados, chat e outros artifícios interativos.

O conteúdo do Módulo EDUX para estudantes dispõe, ainda, de livros digitais interativos, de um banco de questões com notificador do momento de revisar assuntos e sistema interno para rastreamento de carências de aprendizagens e com procedimentos de localização de falhas de aprendizado. A plataforma oferece, ainda, simulado de prova individual no modelo do ENEM por agenda feita pelo estudante, com relatório de tendências de desempenho.


error: Conteúdo Protegido !!