Blog do Alécio Brandão

REUNIÃO CONVOCADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA COM AÇOUGUEIROS TEVE POUCA PARTICIPAÇÃO.

1011964_219910548172234_1903639565_nApenas nove (09) açougueiros participaram de uma reunião realizada nesta quinta feira, 26 no Centro Cultural, promovida pela Equipe da Vigilância Sanitária de Macaúbas, segundo nota publicada no Facebook da Prefeitura.

A nota informa ainda “que Infelizmente, apesar de a Vigilância Sanitária ter enviado ofício de convocação a cada um dos profissionais e estabelecimentos, além da habitual e ampla divulgação acerca da reunião, menos de 20% dos açougueiros compareceram e demonstraram o interesse em se adequar a fim de prestigiar seus clientes e facilitar o trabalho da Vigilância Sanitária. Apesar disso, a fiscalização será realizada em todos os açougue de Macaúbas.”

Finaliza a nota informando que “esta não é a primeira vez que a Vigilância Sanitária realiza reuniões para adaptação de conduta dos comerciantes, este ano reuniões com a mesma intenção foram realizadas com os proprietários de padarias, que assinaram o termo de responsabilidade de cumprimento das normas. A Vigilância também recolheu e proibiu a venda de medicamentos em supermercados de Macaúbas.”

Sabe-se que o abate em Macaúbas é feita ainda de forma clandestina, animais são “sacrificados” em qualquer lugar, sem a mínima condição de higiene, muitas vezes é feito sobre a terra, lona e sobre “forragem de vegetais”, como informado por um açougueiro.

No entanto, tratar do assunto no “meio de sua cadeia”, como é o caso dos açougueiros, certamente não vai resolver o problema de CARNE CONTAMINADA, se ela já pode vir contaminada na sua origem no abate clandestino?  

Veja abaixo algumas imagens chocantes de abate clandestino, cenas não muito deferentes da nossa realidade, quem já viu gado ser abatido em nossa região vai se identificar com as imagens e perceber que não tem nada de “anormal”, isso acontece todos os dias por toda a “Boacaúbas”!…

Abate Clandestino I

abate

capa

Veja agora o que carne contaminada pode fazer com você. Entre as doenças mais comuns e perigosas está a TOXOPLASMOSE, há casos que leva até a morte. Em gestantes, caso não tratado, pode deixar com sérias deformidades a criança.

As imagens podem não agrade a você que acabou de comer um bife suculento, se não estava contaminado “tinha tudo para está”… Se as carnes não forem bem cozidas ou assadas, corre o risco de estarem contaminadas por parasitas que geram muitas doenças com as que você ver…

herpes-zoster

images (1)

leporino

images (2) Uveitis

487666_507346739304429_1797795872_n

Ou seja, a ação primeira deve começar no abate clandestino, onde a carne corre o maior risco de ser contaminada e em seguida acompanhar a sua comercialização.

(Imagens meramente ilustrativas, fonte: pesquisa Google Imagens)


error: Conteúdo Protegido !!