Blog do Alécio Brandão

Retirada do “sangue e da casca” da Mangabeira” está levando à morte diversas árvores em Macaúbas…

O alerta veio da Secretaria de Meio Ambiente, onde pessoas não informadas e com técnicas rudimentares estão tirando o “sangue” e casca das árvores Mangabeira, veja nota:

Salva uns e morrem outros

Através de denúncia de colaboradores do meio ambiente, esta secretaria faz um apelo à comunidade macaubense, pelo motivo, que estão sendo retiradas cascas de árvores da especie Mangabeira, na região serrana do município, no intuito de colher látex branca abundante da árvore, para fins medicinais. Mas devido à grande demanda do produto, pessoas estão retirando de maneira indiscriminada a casca da árvore, de tal forma, como pode ser vistas nas imagens, que estão prejudicando a árvore causando doenças e a levando a morte.

Por este motivo, esta secretaria solicita o apoio e colaboração de todos, para que esses indivíduos sejam identificados, e/ou se apresentem a esta secretaria, para que os técnicos os orientem na retirada do material, sem prejudicar a árvore.

Estas árvores têm a floração de agosto a novembro com pico em outubro, e a frutificação em qualquer época do ano, mas principalmente de julho a outubro ou de janeiro a abril (Almeida et al., 1998), as tornando mais vulneráveis, devido ao enfraquecimento causado pela retirada das cascas, facilitando a entrada de agentes infecciosos.

 

Ficha da árvore:

Características Morfológicas

Planta lactescente, com 5-7m de altura, dotada de copa arredondada.

Tronco tortuoso, bastante ramificado, revestido por casca suberosa mais ou menos áspera, de 20-30cm de diâmetro.

Folhas simples, glabras nas duas faces, brilhantes, coriáceas, de 7-10cm de comprimento por 3-4cm de largura, de coloração avermelhada quando novas e ao caírem.

nflorescências fasciculadas, com flores perfumadas de cor branca.

Fruto baga globosa, glabra, com polpa carnosa e comestível, contendo muitas sementes.

Origem

A mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) é uma árvore frutífera de clima tropical, nativa do Brasil e encontrada em várias regiões do País, desde os Tabuleiros Costeiros e Baixadas Litorâneas do Nordeste, onde é mais abundante, até os cerrados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

mangabeira é uma planta de clima tropical, vegeta bem em áreas com temperatura média anual em torno de 25ºC e chuvas entre 750 mm a 1500 mm anuais bem distribuídas. A planta tolera períodos secos e se desenvolve melhor em períodos quentes. Apesar de ser encontrada vegetando em solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes e em matéria orgânica, e de fácil drenagem, a mangabeira apresenta melhor desenvolvimento em solos areno-argilosos profundos e com bom teor de matéria orgânica.

A mangabeira multiplica-se por sementes; estas são obtidas de frutos somente maduros – colhidos ainda “de vez”. Estes frutos devem ser sadios, com quantidade de polpa de bom aspecto e colhidos de plantas precoces, vigorosas, isentas de pragas e doenças, e produtivas. Imediatamente após retiradas dos frutos as sementes devem ser lavadas para eliminação total da polpa e secadas à sombra sobre jornal por 24 horas. Devem ser semeadas até o quarto dia após a lavagem.

Fonte:

Mangabeira


error: Conteúdo Protegido !!