Blog do Alécio Brandão

Refeição pré-treino é indicada para evitar um quadro de hipoglicemia. Indicam estudos.

 

A refeição pré-treino é indicada para evitar um quadro de hipoglicemia durante a atividade física, restabelecer continuamente o glicogênio muscular e evitar a fome.

Não comer (ou comer demais) antes da prática de atividade física pode ocasionar sintomas indesejáveis como: vertigens, tontura, sono, desconforto gástrico, náuseas e até mesmo desmaio.

Mas quanto tempo antes do treino eu devo me alimentar?

Isso vai depender da sua refeição. O objetivo é fornecer energia para ser usada pelo seu corpo, com a digestão completa, para que não tenha comida no seu estômago durante o treino. Esse tempo de digestão vai depender do tipo de alimento.

Uma refeição moderada que contenha proteínas e fibras pode exigir mais de três horas para o esvaziamento gástrico! Se você só puder comer 30 minutos antes do treino, aposte nos carboidratos, pois são a principal fonte de energia para nosso corpo.

A sugestão é dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico, pois provêm menos açúcar circulando no sangue e mais energia durante o exercício.

Ex: leite, iogurte, batata doce, cereais integrais como farinha de trigo integral, aveia, frutas e verduras em geral.

Você quer que o alimento seja digerido, forneça energia e que o seu estômago não esteja cheio durante o exercício.⁣

 “A refeição que antecede os treinos deve ser pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio e moderada na quantidade de proteína” (Adaptado de Carvalho e colaboradores, 2003)

Fonte:⁣

FARAH, Beatriz Camillo et al. Avaliação da alimentação pré, durante e pós-treino de jovens nadadores. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 10, n. 57, p. 319-326, 2016.⁣

DE OLIVEIRA, Cristina Eustáquio et al. Avaliação do consumo alimentar antes da prática de atividade física de frequentadores de uma academia no município de São Paulo em diferentes modalidades. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 7, n. 37, p. 8, 2013.⁣

https://www.ativo.com/nutricao/pre-treino-alimentos-consumir/⁣


error: Conteúdo Protegido !!