Blog do Alécio Brandão

Projeto de Horta Comunitária visa melhorar a educação alimentar e o bem estar social.

Projeto visa melhorar a educação alimentar .

A Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social da inicio ao Projeto Horta Comunitária junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O projeto tem como objetivo proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que recebem cesta básica pela Secretaria a complementação nas condições de alimentação, proporcionando-lhes mais uma fonte de nutrimento. O projeto está sendo iniciado a partir do trabalho com crianças que frequentam os grupos de acompanhamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que acontece diariamente no campus da FAMAC.

A primeira atividade foi realizada pela psicóloga Taiana Oliveira, Responsável Técnica pelos programas para infância da Secretaria de Assistência Social, com apresentação da proposta da Horta Comunitária para as crianças a partir de material expositivo com fotos e vídeos que contam sobre o projeto de uma horta no ambiente escolar. A atividade teve como objetivo conscientizar sobre a relevância da proposta e seus benefícios associados à saúde, participação ativa na construção do espaço, além de aprendizados sobre sustentabilidade e ecologia.

Os próximos passos contarão com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e já daremos início ao cultivo de hortaliças, com posterior envolvimento dos familiares nas atividades.

Estimamos o envolvimento de diversos atores durante o andamento desse projeto: crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência, famílias que recebem benefícios eventuais e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

O projeto é uma parceria entre Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente e FAMAC- Fundação Assistencial de Macaúbas.


error: Conteúdo Protegido !!