Blog do Alécio Brandão

Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (PROAPEC) completa 6 anos

Palestra para alunos em Colégio Público.
Palestra para alunos em Colégio Público.

                                                                                                                                    * Por Irlando Oliveira

O Proapec, de nossa autoria, completou este mês de maio 6 (seis) anos de existência, atingindo um público de mais de 12.800 espectadores, entre adolescentes e pais e/ou responsáveis, tendo já ultrapassado a marca de 160 palestras. Com o objetivo de se criar discussão derredor de temáticas geradoras de violência, o Proapec, ao longo desses anos, já esteve em várias localidades, tanto da zona urbana, quanto na rural das várias cidades do Oeste e Sudoeste baiano, atuando nas causas de alguns dos inúmeros problemas sociais, os quais têm seus reflexos, indubitavelmente, no campo da Segurança Pública.
Como costumamos dizer, a essência da missão da Polícia Militar é a prevenção. Em sendo assim, devemos buscar atuar nas causas e não tão-somente nos efeitos dos problemas sociais, estes últimos já contemplados através das ações diuturnas da nossa quase bicentenária Corporação: a Polícia Militar da Bahia.
IMG_3198
Nunca é demais esclarecer que a atividade de prevenção é por demais difícil de ser mensurada, já que aquilo que foi evitado dificilmente pode ser quantificado. Discutindo, através de palestras, temas como: o processo educacional, abarcando suas três dimensões (Família, Escola e Sociedade), indisciplina nas escolas, “bullying”, drogas lícitas e ilícitas, grupos de pertencimento, envolvendo adolescentes, dentre outros assuntos, o Proapec tem ofertado à sociedade assistida por este Comandante, através das várias Unidades PM que comandou, um contributo valioso, tendo sido frequentemente requisitado a falar em várias localidades, até mesmo fora da sua área de atuação.
Desta forma, só nos resta agradecer a Deus a oportunidade a nós conferida e confiada de propagar e difundir, nas mais variadas localidades, as nossas experiências, fruto de uma porfia permeada pela vivência profissional – práxis -, bem como pelo estudo ininterrupto – teoria -, os quais só nos tem engrandecido, a nós e àqueles que nos têm assistido através desta ferramenta de trabalho. Nosso MUITO OBRIGADO, pela confiança!
____________________________________________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES). É autor do Projeto Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades (Proapec), tendo proferido mais de 160 (cento e sessenta) palestras no Oeste e Sudoeste baiano, abordando temas sobre Segurança Pública, Violência em Meio Escolar, Segurança nas Escolas, Drogas, dentre outros.

error: Conteúdo Protegido !!