Blog do Alécio Brandão

Prof. Ático Vilas Boas da Mota: Testamento X Testemunho.

É certo que o maior patrimônio construído pelo Prof. Ático durante seus 87 anos de vida,  ele levou consigo e para nós deixou a saudade, a sensação que não valorizamos o suficiente o seu conhecimento; deixou então espaços, alguns bem preenchidos, outros incompletos e certamente alguns vazios, como é comum em toda partida, sempre fica algo inacabado.

Ao lado do arbusto preferido... Uma jabuticabeira!...
Ao lado do arbusto preferido… Uma jabuticabeira!…

Há mais de trinta anos vinha trabalhando num dicionário de gírias, seria segundo ele, o maior do mundo e outro uma coletânea que tratava da corrupção no Brasil, desde sua colonização pelos portugueses até o dia de ontem… Pois, o dia hoje ainda não foi fechado o balanço mas é certo que o resultado é deficitário!…

O Testamento:

E certamente o Prof. Ático não deixou para ninguém o seu maior patrimônio: o seu conhecimento e as suas experiencias, estes de valores inestimáveis e intransferíveis, infelizmente; devem somar  segundo suas convicções espíritas, a um  novo Ser.. E, se este já viu a Luz? Só o Grande Arquiteto Do Universo tem a resposta .’.

No seu “Calvário”, nos jardins de sua residência à esquerda de sua morada sob o seu preferido arbusto: a jabuticabeira… A qual ao ritmo de seu corpo murcha, sem o consolo do líquido da vida: seca… E assim, como as lembranças desparecem de nossas memórias, desaparece o seu jardim a golpes de facão… E se não outras tantas rasteiras e indefesas, arrancadas a mão!…

O Testemunho:

Este talvez de difícil aceitamento mas, não importa, estando na mesma hierarquia do conselho, só tem valia se pedido for! É certo que só se preserva a memória a partir de um ato objetivo sobre algo subjetivo: o desejo!… E seu  desejo é o objetivo e não um objeto subjetivo, e nele está: o Memorial da Casa Viva.

A Gratidão é A Memória do Coração:

Prof. Ático… + 26 de Março de 2016… 26 de Maio… de Julho!… T.’.F.’.A.’.


error: Conteúdo Protegido !!