Blog do Alécio Brandão

Prof. Ático Mota: “A Gratidão é a Memória do Coração.”

26... O dia que coração e cérebro se separaram!...
26… O dia que coração e cérebro se separaram!…

Se assim for, é certo que há muitos corações entre nós com amnésia. Sendo um órgão vital do corpo humano, tido como um dos principais, o “motor” que impulsiona através de veias e artérias, oxigênio através do sangue por todo o corpo, e obviamente para o cérebro, que é o órgão do corpo humano que mais consome energia… É possível um corpo sobrevier sem o cérebro, haja vista, casos de mortes cerebral e através de artifícios mantém-se o coração funcionando e assim: a vida… E para que um corpo sem cérebro? E para que um cérebro sem coração? …

As memorias do coração, neste contexto são os sentimentos, sejam eles bons ou não… Se não, mas há quem diga que no fundo, bem lá no fundo, ele tem um bom coração! … E é no coração que se guarda os maiores e melhores sentimentos do ser humano… E entre eles, está a gratidão… Diferente do cérebro, que é uma “caixa” pouca conhecida, parece ser ele mais “calculista”, mas é dele, onde está instalada a cúpula, que vem o comando central, de onde partem as ordens…

Com o cérebro se pensa, mas é com o coração é que se age! … No fatídico 26 de março deste ano, num aparente comum sábado, estes dois grandes órgãos do Mestre do Arado deixaram de ser interligados, um não mais poderia manter contato com o outro, os “laços de sangue” que os uniam, foram desfeitos, e a sua alma tinha deixado o seu Templo, seu corpo, o qual tinha certamente endereço certo, em alguma casinha branca, cujo número se não, um de seus múltiplos, seria o 11.

É certo que o melhor lugar para se guardar algo que seja grande, é certamente num espaço livre… E quem tem mente e coração livres pode acolher um dos mais nobres sentimentos: a gratidão… E Macaúbas têm uma dívida de gratidão com o Prof. Ático, que seja a guarda de sua memória através da criação e manutenção do Memorial da Casa Viva, como uma vontade dele, em seu Calvário! Onde repousa o seu templo, a antiga morada seja de sua alma, espírito e o oxigênio que antes ativava seu coração, seus pensamentos, hoje serve para “oxigenar” seu preferido arbusto a Jabuticabeira, a qual, trazida de Goiânia, agonizava na estiagem de seis meses!  E hoje, 26, foi revitalizado por também este precioso liquido: a água da chuva, piedosa com os sertanejos!… E a ela e ao Grande Arquiteto do Universo, a nossa Gratidão!…

26 de março… 26 de setembro de 2016…

P.S. “A gratidão é a memoria do coração”, é uma frase do grego Antístenes ( Atenas, ca. 445 a.C. — Atenas, 365 a.C.) foi um filósofo considerado o fundador da filosofia cínica, aprendeu retórica com Górgias antes de se tornar um discípulo de Sócrates.


error: Conteúdo Protegido !!