Blog do Alécio Brandão

Pelo segundo dia, Macaúbas não registra casos de Covid-19. Estamos na hora de “desmascarar”?

MASCARAS: tá e não tá! (Foto: noticiasdonorte.publ.cv/)

É certo que a pandemia não acabou, ela apenas está perdendo “força”… Isso, graças e unicamente a vacinação! Sendo a Covid-19 uma doença infeciosa e de relativo fácil contágio, um das “armas” além do distanciamento entre as pessoas, passando pelos bons hábitos de higiene foi o uso de mascaras, estas que no início não foram recomendadas. A cobertura de nariz e boca, principais vetores de entrada do vírus, foi a salvação de muitos! No entanto, há quem defenda ainda o uso da mascara em algumas situações; o município de Brumado, já liberou o não uso de mascaras.

No início desta semana, Macaúbas, pela primeira vez, durante a pandemia, não fez nenhum registro de caso ativo do Novo Coranavirus, no entanto, consta ainda no boletim 10 casos que estão sendo investigados (os notificados), destes podem ainda sair resultado positivo a infecção. No entanto, caso haja, é certo que será, como tem sido, casos leves, desnecessitando de internações.

 

Contudo, Macaúbas, há algum tempo, como em todo país, já vive um “ar” de era “pós pandemia”, com as flexibilizações feitas pelos governos de estados, já que o Governo Federal, se omite!… Na Bahia, as escolas estaduais,  já retomaram as aulas 100% presenciais na última segunda feira, 18 – bem como, as escolas particulares. Já as escolas municipais ainda não têm data prevista para retorno, há informações preliminares e de bastidores que possam ter retorno na primeira semana de novembro, informação não confirmada oficialmente.

Quanto ao uso das mascaras, parece ser ainda prudente, visto que tendo ainda 10 casos notificados, é certo que o vírus ainda circula em nosso “burgo”!…  É contraditório ver bares lotados de “desmascarados” e ambiente outros, enquanto a gente ver um cidadão solitário dentro do seu carro com vidro fechado e estando ele AINDA MASCARADO!…


error: Conteúdo Protegido !!