Blog do Alécio Brandão

Parceria da Prefeitura de Macaúbas e Associação de Santa Terezinha salva barragem do distrito.

Base da barragem: infiltração e vazamento comprometiam sua estrutura.

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Macaúbas, através da intervenção do Prefeito Amelinho em parceria com a Associação dos Produtores de Santa Terezinha, SAAE de Macaúbas e a Prefeitura de Ibipitanga, conforme nota publicada em rede social, reformam a barragem de contenção sobre o leito do Rio Paramirim que atravessa a comunidade do Distrito de Cristais.

Correção realizada pelo Consorcio das Prefeituras e Associação Comunitária (Foto Sergio Meira)

A ação conta com a contenção nas laterais, as quias com as forças das águas estavam sendo desgastadas, comprometendo assim a segurança da edificação. Também foram estão sendo realizados reparos na base externa do muro principal da barragem, evitando desta forma o vazamento e infiltração de água, ações estas que poderiam danificar seriamente sua estrutura.

Com as intervenções que estão sendo feitas espera-se que a captação de água com as chuvas que já caem na região, possam aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório, alongando desta forma o tempo de barramento das águas por mais tempo. A comunidade de Cristais usa as águas para consumo humano, animal e irrigação de pequenas propriedades rurais que abastecem a comunidade local, bem como são vendidas para o Programa Municipal de Merenda Escolar.

Veja outras imagens a partir da página do comunicador Sergio Meira.


error: Conteúdo Protegido !!