Blog do Alécio Brandão

Outubro Rosa: mulheres de Macaúbas de 50 a 69 anos. Faça seu exame de mamografia grátis!

O município de Macaúbas, estará disponibilizando exame de mamografia durante os dias 28 e 29 de outubro para todo o público feminino da faixa etária 50 a 69 anos de idade. As pacientes devem procurar uma Unidade de Saúde de seu relacionamento.
Segundo o INCA, (Instituto Nacional do Câncer),  o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.
Em Macaúbas não tem um número oficial divulgado dos casos de câncer entre sua população, bem como de outras patologias, mas se sabe, que não é baixa a sua incidência. Assim sendo, não perca esta oportunidade, se você é desta faixa etária procure mais informações e faça seu exame!

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama pode ser uma doença silenciosa, ou seja, que não causa sintomas, ou apresentar sintomas em estágios iniciais e/ou avançados.

SINTOMAS INICIAIS DO CÂNCER DE MAMA

Os sintomas iniciais do câncer de mama geralmente são:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, que acontece em 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria pessoa;

  • Eritema (vermelhidão na pele);

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Saída de líquido anormal pelos mamilos.

SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA AVANÇADO

O câncer pode apresentar sintomas mais graves quando está em estágio avançado, como:

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo;

  • Dor na mama ou mamilo;

  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;

  • Edema (inchaço) da pele;

  • Inversão do mamilo.

CÂNCER DE MAMA DÓI?

Não necessariamente. Muitas vezes o câncer de mama passa a doer quando o tumor já está em estágios mais avançados, podendo causar dor na mama ou no mamilo não relacionada ao ciclo menstrual.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

A maioria dos casos de câncer de mama é descoberta pelas próprias mulheres. As recomendações são para que todas as mulheres, independentemente da idade, reconheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Para auxiliar no diagnóstico, observe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar eventuais alterações suspeitas.

exame clínico e a mamografia são importantes para o rastreio do câncer de mama. O exame clínico é realizado por meio da palpação das mamas por um(a) médico(a).

A Mamografia é uma radiografia, realizada por um equipamento de raios X especial, chamado mamógrafo. Com ela é possível visualizar alterações suspeitas da doença antes de qualquer tipo de sintoma ou alteração das mamas. A mamografia pode ser realizada em diferentes idades, tanto para rastrear alterações na mama, quanto para investigar alterações na mama, quando é chamada de mamografia diagnóstica.

CÂNCER DE MAMA EM HOMENS

O câncer de mama em homens é raro,  representando apenas 1% do total de casos da doença. Um dos fatores de risco é o histórico familiar de câncer de mama em homens.

De acordo com as estatísticas do Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2019, o número de mortes por câncer de mama foi de 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens.

TRATAMENTOS

O tratamento dependerá de qual for o estádio do tumor diagnosticado, podendo ser local ou sistêmico.

TRATAMENTO LOCAL

O tratamento local do câncer de mama é realizado com cirurgia ou radioterapia, que usa radiação ionizante no tratamento do câncer.

TRATAMENTO SISTÊMICO

Outro tipo de tratamento é o sistêmico, que consiste em realizar quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

No estadiamento do câncer são analisadas as características biológicas do tumor e as condições da paciente, como idade, se já passou ou não pela menopausa e presença de doenças preexistentes.

Entender em qual estádio o tumor está auxilia na definição de qual tratamento seguir em cada caso.

  • Estádios I e II: Nas fases iniciais, geralmente, a conduta a ser seguida é a realização de cirurgia, que pode ser conservadora (retirada de pouco tecido além do tumor) ou mastectomia (retirada da mama) parcial ou total.
    Após a cirurgia, o médico responsável pode recomendar tratamento complementar com radioterapia. A reconstrução mamária também deve ser uma opção caso seja necessária a reconstrução da mama.

  • Estádio III: Os pacientes que têm tumores maiores de 5 cm localizados, se enquadram nesse estádio. São realizados tratamentos sistêmicos para tratar o tumor. Após esse tratamento, pode ser necessário o tratamento local, com cirurgia e radioterapia.

  • Estádio IV: É considerado o pior estádio da doença, que é quando já há metástase. Esses casos devem ser acompanhados de perto pelo médico.

PREVENÇÃO

HÁBITOS SAUDÁVEIS

O INCA estima que cerca de 30% dos casos de câncer de mama estejam atrelados a hábitos não saudáveis. Para prevenir a doença, recomenda-se:

  • Praticar atividade física regularmente;

  • Alimentar-se de forma saudável;

  • Manter o peso corporal adequado, proporcional à altura;

  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

  • Amamentar;

  • Realizar exames preventivos periodicamente;

  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como terapias de reposição hormonal.

EXAME DE MAMOGRAFIA

O exame de mamografia deve ser realizado como rotina em mulheres de 50 a 69 anos de idade, podendo ser recomendada mais precocemente, caso haja casos de câncer de mama na família ou outros fatores de risco, a critério médico.

Para realizar a mamografia, a mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame, a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos quando solicitado pelo técnico responsável.

É um exame simples, que dura cerca de 15 a 25 minutos.

EXAMES GENÉTICOS

Há exames genéticos que podem ser de extrema importância na investigação dos casos de câncer de mama.

Genes BRCA1 e BRCA2

O exame dos genes BRCA1 e BRCA2 visa permitir medidas personalizadas de rastreio do câncer, direcionar a melhor estratégia de tratamento, identificar familiares com risco de desenvolverem câncer e oferecer assistência reprodutiva que previna a transmissão dessa síndrome para outras gerações.

O exame é realizado a partir de uma coleta de sangue, de saliva ou a partir do DNA extraído da peça tumoral.

Teste prognóstico Endopredict (Myriad)

Endopredict (Myrad), é o teste responsável por avaliar o risco do desenvolvimento de metástases em até 15 anos e indicar o benefício da quimioterapia nos pacientes. Ele é realizado da seguinte maneira:

  1. Após a cirurgia, o tumor é enviado para um laboratório de patologia, que irá avaliar as características deste tumor. O teste Endopredict é prescrito caso as características estejam dentro do padrão para realizá-lo.

  2. O laboratório de genética recebe os blocos de parafina, as lâminas e os laudos e seu time de patologistas vai confirmar os achados e selecionar o bloco com maior quantidade de células tumorais para confecção de 7 a 10 cortes de 10 micra de espessura que serão enviados para a realização do teste.

  3. O RNA é extraído e avaliado por meio da técnica de Real Time RT-PCR, sendo gerado um escore molecular (EPscore).

  4. Um escore é determinado, com base nessa análise molecular e em conjunto com fatores clínicos patológicos (EPclin).

(Fonte: https://delboniauriemo.com.br/saude/cancer-de-mama)

error: Conteúdo Protegido !!