Os benefícios antidepressivos da musculação: pratique e viva melhor!

Estudos revelam que nos últimos 10 anos, o número de casos de depressão no mundo aumentou 18% e segundo estatísticas, esse número vai dobrar até 2030! E o Brasil é um dos países de maior índice do mundo, sendo que a cada 10 casos, 7 são em mulheres. A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de uma alteração bioquímica, na atividade de neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, serotonina, dopamina e acetilcolina que resulta em alterações do estado de humor, baixa autoestima, ausência de autoconfiança e isolamento social. Visto que, pode ser desencadeado por vários fatores: psíquicos, orgânicos e sociais. Neste sentido, está cientificamente comprovado que a prática de atividade física deve estar presente para uma maior eficácia no tratamento da depressão, por promover benefícios fisiológicos, já que durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera hormônios essenciais para auxiliar no tratamento, como a endorfina e a dopamina, que têm influência principalmente sobre o humor e emoções. O exercício físico proporciona a distração dos estímulos estressores, melhor qualidade de vida, maior controle sobre o corpo, melhora a capacidade respiratória, aumenta estímulos ao sistema nervoso central e proporciona maior interação social.

Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um profissional de Educação Física qualificado…Bons Treinos!

Leitura consultada: 

CHEIK, N.C.; REIS, I. T.; HEREDIA, R. A. G.; VENTURA, M.L.; TUFIK, S.; ANTUNES, H. K. M.; MELLO, M. T. Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos. R. bras. Ci. e Mov. 2003

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