Blog do Alécio Brandão

“Onda de calor”!… Em Macaúbas poderia ser amenizada se a cidade fosse mais arborizada?

Sim…

Mais árvores… Menos calor (Foto Itamar Alves)

Por que chove mais nos oceanos e florestas?

Nota-se através desta bela foto do nosso amigo Itamar Alves, capturada através do seu “super drone” … De baixo não se nota tanto que Macaúbas, neste caso visto o centro e ruas próximas que há mais árvores nos quintais que em largos, ruas e praças públicas. É observável que algumas ruas por serem estreitas não comportaria árvores, no entanto, estas muitas são de “mão dupla”, as quais poderiam ser de “mão única” e priorizar o plantio de árvores! A rua mais arborizada de Macaúbas, a rua Dr. Vital Sores, têm árvores por iniciativa de um particular, o Sr. Quinha Manchinha..

Nota-se que a Praça da Matriz ainda tem muitos espaços livres que poderiam ser preenchidos por árvores, ruas e largos outros também teriam condições e espaço para arborização…

Isso mudaria o “micro clima da cidade”?

Sim…

Macaúbas ao longo dos anos vem perdendo o seu “cinturão verde”, mata nativa que circula a cidade, a qual controla o “micro clima” no centro urbano, a não previsibilidade de conservação de parte destas áreas por parte da Administração Pública, quando se abre um loteamento, é uma questão a ser revista… Os órgão ambientais de Macaúbas, tem sérias deficiência de pessoal, apoio logístico, jurídico, em especial a Secretaria de Meio Ambiente, que por razões políticas não tem liberdade o suficiente nem para aplicar multas em ceras situações, ter uma postura mais pró ativa… E não se fala em iniciativas da sociedade civil ou “grupos ecológicos”!

Qual é a Solução?

Simples PLANTAR ÁRVORES em lugar adequado, se estes não existirem o suficiente, que os tornem, mudando trânsito, etc… Ou seja, dar como prioridade as árvores pois, a qualidade de vida do Ser Humano depende de sua existência em bom número e saudáveis!

 

 


error: Conteúdo Protegido !!