Blog do Alécio Brandão

(On…) TVE BA ESTEVE EM MACAÚBAS: LIGANDO "PONTOS"…

 
A VISÃO DO LUGAR!

(Imagem: facebook de Helivelto Lima)
“Semana passa, acompanhamos a equipe da Lima Comuinicação, produtora do Bahia de Todos os Cantos/TVE, ao Talhadão na serra do Catulé e Pé do Morro. A equipe ainda visitou a Filarmônica, a Srª. Orora, o prof. Ático Mota, Dalmarzinho Lula, a produção da cachaça na comunidade da Betânia e, em Veredinha, uma conzinheira que preparou o fejão gurutuba. O programa mostra alguns municípios do Vale do Paramirm: Macaúbas, Boquira e Paramirim. Pena que a TVE não anda “pegando” bem por aqui.” Comentário de Helivelto no Facebook.
(A semana passada que ele se refere foi no início do mês de outubro, provavelmente)
Veja algumas fotos obtidas no seu Facebook de Lima, lugares que não parecem ser Macaúbas, lugares desconhecidos da maioria de nossa população, lugares que poderiam integra o Roteiro Turístico Oficial da Chapada Diamantina, lugares ignorados pelas autoridades locais como forte apelo turístico devido a sua beleza ímpar, originalidade… Devendo merecer maior atenção quanto a sua preservação e exploração sustentável: o ecoturismo! Podendo desta forma gerar renda ao município e as comunidades locais, saindo esta forma da “prisão” dos programas sociais do Governo e da “espera” de chuvas e da sorte!
A CAMINHADA…
Inicia aqui, no meio do “nada” A CAMINHADA… A caminhada para redescobrir , mostrar o conhecido e ignorado… Assim temos uma longa jornada a procura do sabido: dinheiro não brota no chão mas pode brotar na rocha do TALHADÃO!…

Nota: observe que o morador desta casa planta um pé de sempre verde, este tipo de árvores (não nativa) resseca o terreno… As Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente do Município deveriam fazer uma CAMPANHA de orientação quanto ao plantio de árvores FRUTÍFERAS nas comunidades rurais… Se aqui plantado um PÉ DE MANGA na época das águas, o cidadão teria uma fonte de alimento e quem sabe RENDA!… O que precisamos é que as secretarias de nosso município RENDA… Renda em iniciativas, idéias e AÇÕES simples, em vez de preocupar com MEGAS PROJETOS! Ações simples podem fazer a diferença! Será necessário abrir a cabeça de muita gente como nesta serra? 


A equipe da TVE/BA, na trilha do Talhadão…


NA “PORTA DO “RACHA” DA ROCHA”… O Talhadão!
… TVE/BA no Talhadão… Macaúbas, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil…




No “talho” do Talhadão, alguns da equipe aventuram na subida do paredão de
rochas… Lugar ideal para prática de esportes radicais, mas nossas verbas estão “retalhadas radicalmente”… Muitas destas verbas destinadas a “precipícios” inesplicáveis, um verdadeiro “buraco negro”… 
O Talhadão pode ser uma “LUZ NO INÍCIO DO TÚNEL”  da LIBERDADE e renda para aquela comunidade!…


SOBRE A SERRA:
A subida: todo esforço tem sua recompensa, eis aqui, as “entanhas” do Talhada visto de cima…



Há milhões de anos ela está aqui e só agora muitos de nós está vendo… 
Assim acontece com muitas outras “rachaduras”… Muitos levarão anos para perceber, muitas delas diante de nossos olhos… As causa prováveis  daquela poderia ser um raio, uma terremoto ou “nasceu” assim!… Estas outras “rachaduras”: intolerância, ganância, “ser humano”… Mas como visto em qualquer delas há uma LUZ: para uns no  fim do túnel, para outros no início!…
A PONTE ENTRE AS RACHADURAS:
Nós seres humanos, “desumanos”, sempre a procura de uma ponte que possa ligar nossas próprias “rachaduras”… 


…Eis aqui um paredão de pinturas rupestres aparentemente em bom estado de conservação, um  “livro” de rocha, um meio de comunicação entre os povos antigos, provavelmente índios… Em Macaúbas há dezenos destes sítios arquelógicos abandonados sem estudo, proteção legal a nível municipal… Abandonados como boa parte de nossa identidade cultural, ambiental, agrária e educacional… Saúde! Saúde também!
Nota-se aqui que parte desta rocha foi alvo de depredação, pois ver-se claramente um pedaço que foi arrancado… Assim uma identidade cultural arquelógica perde-se! Pede-se proteção aos animais retratados nestas pinturas, pede-se proteção a um eco-sistema mutilado pelo “sistema”! 

NÃO SE LIGA NADA A LUGAR NENHUM:

Nota-se que somos pequenos diante da exuberância da  Mãe Natureza, nota-se que há contrastes entre o verde e o cinza, entre o cinza e o colorido! Assim é o ser humano -pequenos muitos… E muitos grandes em FÉ...
A FÉ… LIGA! 
(Foto: “tirada” do interior de uma residência rural  durante a expedição da equipe da TVE/BA que teve a companhia e orientação de Lima)

Eis aqui um “exército”  de Santos e Anjos… Assim é o sertanejo, é ESPERANÇOSO porque tem FÉ… Tem FÉ porque tem esperanças… Aqui não há contrastes entre fé e esperança, ambas de mãos/braços dados e, Ele de braços ABERTOS para receber  o irmão, o filho, o pai e a MÃE… As  Mães amadas por AMOR DECLARADO e a abandonada no ANONIMATO DA INGRATIDÃO: a Mãe Natureza! 

Agradecimentos a Helivelto Lima por conceder autorização (através do seu silêncio) para postar estas fotos, sem isso seria impossível ir até as “entranhas” do meu pensamento e perceber que há profundidade numa simples imagem, numa imagem de papel,  pintada rusticamente, numa imagem fotográfica moderna  ou de barro e fé! 


error: Conteúdo Protegido !!