Blog do Alécio Brandão

O que vem antes da “prioridade”, seria a “zerioridadae”? E a polémica da vacinação dos profissionais de educação física em Macaúbas.

Após a vacinação de profissionais de educação física e outros em Macaúbas, criou-se um “bafafá” nas redes sociais e aplicativos de celular, questionando a legalidade na aplicação das doses da vacina contra Covid-19 nestes profissionais, que segundo o Conselho da categoria, eles pertencem ao grupo de prioridade e foram incluídos no Plano Nacional, veja nota abaixo. No entanto, há dentre as “prioridades” as prioridades das prioridades, se é que há algum termo que possa expressar isso. Segundo o Prof. Ático Mota, além de historiador, professor universitário, é também um “neologista” e “inventor” de palavras… A internet é o “berço” do neologismo das línguas modernas, porém, ainda não foi descoberta ou criada uma palavra que possa anteceder o vocábulo  “prioridade”,  ou seja; algo que possa expressar a “emergência” antes da “prioridade”. Vamos tentar, pegue seu “baseado” e viaje comigo:

Prioridade: esse “pri” que é o “radical” da palavra, dando-a  sua origem, que vem da palavra PRIMEIRO, o número 01 e se há algo antes do número 01, este é o 0 (zero), mas, o zero só tem valor se colocado a direita do numeral, se antes (a esquerda), faz é reduzir seu valor, ou seja, vamos “neologisar”, daremos o nome de “prioridades das prioridades” a palavra: “PRIOZERIDADE” OU “ZERIORIDADE”… Ai o caro leitor (a), decide onde colocar o “seu” ZERO, se na frente ou atrás!

Eu… Sim, Eu sou a prioridade…

É saudável o debate, e tudo é merecedor de questionamentos, seja o “serto” ou o “erado” e se tratando de coisa pública ai sim, é que devemos questionar mesmo, e mais ainda, e se estamos numa pandemia, os questionamentos devem ser as prioridades das prioridades, ou seja: vacina pouco meu braço primeiro! Ou ainda: vacina pouca meu braço “zeromeiro”.

Veja na nota publicada no site do Conselho Regional de Educação Física: 

Já estão inseridos no grupo de prioridade para receberem as doses da vacinação contra a Covid-19 todos os Profissionais de Educação Física da Bahia, assim como das demais partes do Brasil. No Plano Nacional de Imunização, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, consta que o público-alvo serão os trabalhadores da área da saúde e nele estão incluídos os Profissionais de Educação Física.

O Plano Nacional de Imunização foi elaborado em consonância com as orientações globais da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). “Esse reconhecimento é fundamental para a categoria, pois ela participa ativamente dos serviços de saúde em todo o País. Como estamos atuando constantemente de forma direta com o atendimento de saúde da população, somos de fato um grupo prioritário” ressaltou o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, “trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados”.

Fonte: https://www.cref13.org.br/bahia/noticia/profissionais-de-educacao-fisica-terao-prioridade-na-vacinacao-contra-a-covid-19/

Nota: texto atualizado às 19h09min. 

O blog é um espaço aberto, interessados podem manter contato com sua redação através do e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!