Blog do Alécio Brandão

Numa só noite de chuva Macaúbas e região registram índices superiores a 60 dias!

Numa única noite pulvímetro registra maior que nos dois meses anteriores.

Macaúbas e cidades vizinhas receberam numa “virada” de noite, desta terça (28), para hoje, quarta feira, um precipitação de chuva que supera toda a registrada durante os 60 dias do ano. Segundo informações preliminares de Robério Nunes, que têm propriedades em Macaúbas, Paramirim e Érico Cardoso, onde o mesmo faz a aferição por meio do pluviômetro, diz que em Macaúbas até às 8h00 da manhã registrou 80mm, no centro urbano; já em sua fazenda em Pajeú no município de Paramirim 96mm, já em  Érico Cardoso em sua propriedade localizada no interior do município, Fazenda Lagoinha, cerca de 85mm.

Vale ressaltar que mesmo ter reduzido sua intensidade ainda chove em Macaúbas até o momento, uma chuva fina que ajuda na recomposição do lençol freático e para revitalização das pastagens. A Bahia, já tem mais de 130 cidades que decretaram estado de emergência devido a estiagem, segundo o Governo do Estado é a pior seca dos últimos 100 anos.

Macaúbas que historicamente vive em “regime” de racionamento de água, desde a implantação do sistema dos Tinguis, com a “técnica de manobras”, na sua distribuição, já aumentou os dias sem água nas redes. Localidades na zona rural sofrem com a falta de água ou tendo que suportar as muitas de péssima qualidade. Segundo informações de um servidor do SAAE, aproximadamente 30% ou mais de toda água captada não chega ao consumidor/usuário, as causas são diversas, entre elas a perda por vazamento, gato irregular e os “regulares”!…

 

 


error: Conteúdo Protegido !!