Museu de Macaúbas completa 30 anos. Site é criado como “ferramenta” para sua sobrevivência!

Quem gosta de museu? 

…”É com imensa satisfação que o Museu do Amanhã gostaria de compartilhar com vocês uma notícia que nos enche de orgulho. Símbolo da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã acaba de ganhar destaque internacional ao ser homenageado com o Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o ‘Oscar dos Museus’…”   Fonte: www.museudoamanha.org.br ) Texto publicado no site do Museu do Amanhã.

Foi com esta empolgação que o site do Museu do Amanhã, com sede no Rio de Janeiro, noticia o prêmio concedido ao seu museu, como dito considerado o “Oscar dos Museus”, um prêmio de alta relevância internacional.

Os museus atualmente criados, querem mais que retratarem o passado isoladamente, mas pensando no futuro, melhor no “amanhã”, pensam em sua sobrevivência como instituição que desperte o interesse das gerações dos “smartphone”, “da internet” seja “das coisas” ou se “si mesmo“…

No entanto, há 30 anos O Museu Regional de Macaúbas, já nascia com uma missão de não somente de “guardar” a memória do passado, assim sendo, ensinando que é necessário nos prepararmos para o futuro através da valorização da cultura e da educação seja ela através dos “pergaminhos” ou da tela do computador e veja só, este também já foi ultrapassado pelo “celular ou smartphone” 

Criado e idealizado pelo fundador da Fundação Cultura Prof. Mota, o Museu Regional de Macaúbas, se encontra em estado de decadência, não “jogado às traças”, mas estas se “deleitando” de suas estruturas, de seu acervo e por fim, ignorado pelos povos que ele mesmo tenta preservar… Quem também não gosta de museu, também não gosta do “amanhã”, pois um dia “o amanhã” será passado! E este passado se não cuidado não será lembrado!

Missão Impossível? 

Parece que Prof. Ático, era amante das “missões impossíveis” e estas, não parece ser “urgentes”, talvez protagonista de um filme que ele era o autor, diretor, ator principal, fazia o próprio figurino mas, não teve a devida estreia no seio da sociedade macaubense! A crise do Museu Regional de Macaúbas, é o espelho da falta de valorização cultural, da escassez da leitura, do acesso ao saber e da “pratica do menor esforço” a busca da “máxima compensação”: que é jogar na loteria com um único bilhete e acertar a Mega Sena de Fim de Ano!…

E voltemos para o Futuro, pois é pensando neste é que valorizamos o passado! 

 www.fundacaoculturalprofmota.com.br

Este é o site do Museu de Macaúbas, ainda em construção, como nosso futuro e resgate do que é importante do passado.

Museu Regional de Macaúbas, anexo da Fundação Cultural Prof José Batista da Mota, completou 30 anos de existência. Nunca é demais destacar que o nosso museu é um marco importantíssimo para a cultura local, dado o seu pioneirismo na região, reconhecidamente órfã de opções de acesso público à cultura. A partir de janeiro de 2019, estamos planejando diversas ações culturais em conjunto com grupos e iniciativas já existentes que englobarão tanto a Fundação como o Museu, tornando mais efetivo este acesso a cultura para todos aqueles que se interessarem.

 

(Fonte www.fundacaoculturalprofmota.com.br) 

 


Os comentários estão fechados.